No blog anterior falamos sobre a importância de cadastrar suas músicas gerando o ISRC, o que garante seus direitos, representados pelas associações musicais e ao ECAD. Mas afinal, o que elas fazem?
As associações de gestão coletiva Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC administram o Ecad e são as representantes legais dos compositores, intérpretes, músicos e demais titulares filiados para realizar a cobrança dos direitos autorais pelo uso público de suas canções.
Além disso, essas associações também são as responsáveis pelo cadastro dos titulares e de suas obras e fonogramas, pelo atendimento e relacionamento com os membros associados, pelo repasse dos valores arrecadados pelo Ecad e pela definição das normas de arrecadação e distribuição dos direitos autorais, baseadas em critérios adotados internacionalmente.
Veja também: Contratos Artísticos com o Advogado Lucas Bezerra – Murb
Mantenha sempre seus dados atualizados em sua associação, como obras, fonogramas, informações bancárias e de contato, para facilitar a identificação dos seus royalties.
Já o ECAD é uma instituição criada por lei, há 45 anos, para fins de arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública aos artistas, por meio das associações.
Sempre que houver execução pública, sua música tocando em shows, festivais, hotéis, restaurantes, academias, rádios e televisão, shoppings, supermercados, plataformas digitais, saiba que o ECAD estará de ouvidos para garantir sua parte!
O Ecad informa mensalmente às associações a relação dos titulares, obras musicais, fonogramas e obras audiovisuais pendentes e/ou retidos por insuficiência de informações, para que tomem as providências necessárias para identificá-los.
Quer distribuir suas músicas e manter seus dados atualizados? Fale com a equipe da Murb e podemos te auxiliar.
Em nosso próximo Blog falamos sobre os percentuais de pagamento e diferenças entre direito autoral e direito conexo.