Blog

Strm: Música impulsionada pela Inteligência Artificial

Strm Música e Inteligência artificial

A Strm, plataforma de análise de dados e investimento em música lançada por empreendedores brasileiros em 2022, se destaca pelo uso inovador de inteligência artificial. Utilizando algoritmos avançados, a Strm avalia minuciosamente streams, seguidores nas redes sociais e popularidade de músicas para identificar e investir em artistas promissores. Elogiada por seu potencial transformador na democratização do investimento em música, a plataforma opera como uma ferramenta de diagnóstico de carreira, permitindo que investidores aportem em artistas considerados promissores, proporcionando uma ágil acessibilidade ao financiamento disponível.

Veja Também: Inteligência artificial na música: Bom ou ruim? – Murb Brasil

Conversamos recentemente com a grande mente por trás da Strm, Fernando Gabriel, o fundador visionário que está revolucionando o jogo da música com sua plataforma de análise de dados e investimento

Fernando Gabriel STRM
Fernando Gabriel – STRM

Como surgiu a ideia de criar uma plataforma para auxiliar a carreira de artistas?

Tudo surgiu da minha experiência como artista independente de 2006 a 2009, sentindo a dor e o amor que é viver de música, a falta de recursos, informações e conexões. Depois como empresário e investidor de 2009 a 2017, sendo sócio e/ou parceiro de grandes nomes do music business nos mais diversos gêneros musicais e por fim como consultor especializado em planejamento e conversão de investimentos para artistas independentes de 2017 a 2019. Essa vivência me deu embasamento e o conhecimento necessário para, junto com mentes brilhantes, iniciar a nossa (R)evolução sustentável na música através de tecnologia e inteligência artificial”

Quais os maiores desafios da indústria musical para iniciantes?

“Atualmente, apesar da música ser muito mais democrática, a atenção das pessoas está muito mais disputada. O grande desafio de um artista é obter a atenção do seu público alvo. Antigamente o esforço pela atenção do público acontecia em eventos pontuais, como no lançamento de um “CD”, hoje em dia o artista precisou fracionar seus lançamentos pois o comportamento de consumo mudou junto com o formato de consumo de música, antigamente a audiência estava concentrada em dois veículos praticamente (rádio e TV), hoje está pulverizado nas mais diversas redes sociais e playlists em plataformas de streaming.”

Como um artista independente pode se beneficiar dos recursos da Strm?

“Primeiramente aumentando seu nível de consciência acerca de sua jornada artística, saber em que estágio de carreira está e também quais são os desafios para direcionar o foco, otimiza muito o processo. Em segundo lugar, tendo acesso a recursos financeiros de forma rápida, desburocratizada e justa para impulsionar a carreira. Em terceiro lugar, tendo acesso a recomendações inteligentes para se conectar com os profissionais certos para seu projeto. Tudo isso através de uma plataforma amigável, acessível e um time de humanos apaixonados por música.”

Quais dicas você sugere para artistas que queiram iniciar na música urbana

“A dica mais relevante para artistas de qualquer gênero musical é: sejam originais! Na música o fator mais importante é a própria música. Temos um lema aqui na Strm que é: “Música, acima de tudo, é sobre conexão e representatividade.” Portanto, não importa o quanto um artista tem técnica, experiência ou talento. Se ele não for capaz de fazer música, de forma original e que se conecte com a vida das pessoas, comercialmente este artista não causa nenhum impacto no mundo.” 

Qual a importância do papel das inteligências artificiais hoje para a música?

“Acredito que a inteligência artificial terá cada vez mais relevância e importância na vida das pessoas e dos artistas. Se utilizada de forma construtiva e respeitando os direitos autorais, ela pode ser a maior aliada de um artista independente. Podendo atuar como um auxiliar ou como um mentor para diversos campos de atuação, desde a parte criativa, passando por conexões e networking até a parte executiva estratégica.”

 

O peso da imagem do artista, comunicação com fãs e presença nas redes sociais é o mesmo de lançamentos recorrentes de novas músicas?

“De modo geral diria que, em uma carreira artística musical, a música sempre terá um peso maior do que a imagem, mas esse peso pode variar muito dependendo do gênero musical. Gêneros mais populares como: sertanejo, forró e pagode, dependem menos da imagem e mais da música. Gêneros mais urbanos como: pop, funk, trap, dependem mais da imagem. Isso se dá pelo comportamento de consumo e valores percebidos pelo público de cada um desses gêneros”

Quais as dicas gerais para o artista que quer viver da própria música?

“Aumente seu nível de consciência em relação ao seu momento, desafios e objetivos. Tenha um foco absoluto na construção e escolha de seu repertório, pois é a sua música original que será capaz de te levar para o próximo nível. Relacione-se com pessoas e profissionais competentes e relevantes em seu nicho. Tenha muita disciplina e resiliência.”

Qual a missão da Strm a longo prazo para com os artistas?

“Nossa missão a longo prazo é dar estrutura e recursos para que, os 99,5% dos artistas independentes globais que hoje ainda não conseguem realmente fazer receitas relevantes no digital, possam ter chances reais de viverem de sua arte.”

Gosto de fazer a analogia da gravadora de bolso. O que uma grande gravadora poderia fazer por um artista?

  1. Acesso a recursos financeiros; 
  2. Experiência para utilizar as melhores estratégias de lançamento e mkt. 
  3. Acesso aos produtores, compositores e artistas mais adequados. 

“É exatamente isso que, na Strm, oferecemos para todos os artistas independentes de forma escalada, através de inteligência de dados e tecnologia.”

 

A Strm não é apenas uma plataforma de investimento; é uma força impulsionadora na (R)evolução sustentável da música, promovendo um futuro em que os artistas independentes tenham as ferramentas e o suporte necessário para prosperarem em suas jornadas artísticas.

Quer saber mais? Acesse https://www.strmmusic.ai/

Posts Relacionados

Samples Mashups Plágio
Música Urbana: Samples, Mashups e Plágio
Na cena da música urbana, a criatividade não tem limites, mas onde exatamente começa o plágio e termina a inovação?...
como funciona o ECAD
Como Funciona o ECAD?
Hoje trouxemos um especialista para explicar para você como funciona o ECAD, dicas valiosas para você que não quer perder...
Pulso DJ Garan
Pulso: A Batida que Conecta Todos com DJ Garan
Na vibe da inclusão e da energia positiva com DJ Garan, a Pulso é uma experiência imersiva que sacode as...
Desvendando os Contratos de Licença e Cessão de Direitos na Indústria
Desvendando Contratos de Licença e Cessão de Direitos na Indústria
Na agitada indústria da música urbana, os contratos de licença e cessão de direitos são verdadeiros trunfos para garantir a...
Musicoterapia com Dra Nathalya Avelino
Musicoterapia com Dra Nathalya Avelino
Já ouviu falar em musicoterapia? Curte música e acha que faz bem e relaxa? Então se liga! A musicoterapia é...
Artistas Promissores
Como Descobrir Artistas Promissores da Música Urbana
A música urbana brasileira está vivenciando um momento extraordinário, com artistas promissores de todas as partes do país conquistando não...

Curtiu o Conteúdo?

Receba em primeira mão, conteúdos exclusivos semanais