Dia 12 de julho é celebrado o dia nacional do funk, uma data mais que comemorativa, é uma representação de toda uma cultura que por muitos anos foi marginalizada e hoje consiste em ser uma nova perspectiva para jovens da periferia.
A Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal mandou bem e aprovou neste mês um projeto de lei que coloca o dia 12 de julho no calendário oficial como o Dia Nacional do Funk. Isso aí é um reconhecimento da importância, do gênero musical e cultural para o nosso país, sendo um passo gigante na valorização da cultura periférica no Brasil, podendo ser criadas novas ferramentas e oportunidades para todos os jovens.
Comemorar do Dia Nacional do Funk
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tá lançando o Mês do Funk com uma programação especial gratuita, organizada pela Coordenação de Política Pública do Funk. A Praça da Luz vai tremer no dia 21 de julho com o evento “Funk pela Educação e Juventude”. Tudo isso de graça, a partir das 10h. Não dá pra perder!
Veja também: Murb na ExpoFavela São Paulo 2024
As atrações do Show Dia Nacional do Funk
A Murb, plataforma que descobre novos artistas através do seu aplicativo de criação musical, levará uma das revelações do Funk da Baixada, MC Fite. Descoberto através de suas músicas criadas no Murb, hoje é um dos destaques do ritmo mais popular do Brasil.
A Gr6 Music, uma das maiores produtoras do Brasil, vai estar em peso com seus artistas, MC Hariel, MC IG, MC Dricka, MC Marks, MC Menor da VG e MC Mari.
A produtora renomada Love Funk também estará presente, trazendo seus grandes artistas nomes, MC Paulin da Capital e MC Paiva.
O evento vai rolar o dia todo e traz também outros grandes nomes do funk brasileiro como MC Daniel, Tati Quebra Barraco, MC João, MC Danny, MC Chaverinho, Ritmo, Irmãs Paus, DJ LH, DJ Zé Colmeia e Lizz e Negály.
“Mais do que apenas uma comemoração, este evento é uma plataforma de diálogo e empoderamento. O funk, além de um gênero musical, é um grito potente das periferias. Um espaço de resistência, sobrevivência e esperança… Uma ferramenta de educação e mobilização social”, afirma Rúbia Maria, gestora da Coordenação.
A programação está focada em toda a diversidade que o gênero abraça: Lizz, a primeira MC autista e trans na cena; além de Tati Quebra Barraco, MC Dricka e o grupo Donas da Rua, confirmadas como atrações musicais. Também vai rolar espaço para subnichos do gênero, tipo o PagoFunk com MC Negály, que mistura funk e pagode, e o Brega Funk, que une o Brega com o Funk carioca.
Linguagem: Evento especial; Música
Data: 21/07
Horários: 10h às 21h
Local: Praça da Luz – Bom Retiro, SP.
Classificação Indicativa: Livre
Preços: Gratuito
Não fique de fora dessa grande festa! Compartilhe e convide os amigos e comemore com a gente esse marco importante na cena urbana com o apoio da Prefeitura de São Paulo.
+informações: Secretaria Municipal de Cultura promove o Mês do Funk | Secretaria Municipal de Cultura | Prefeitura da Cidade de São Paulo