Gamers e Músicas, o que esses 2 entretenimentos têm em comum? Você sabe dizer? Se não sabe, vamos te explicar agora!
Na história existem grandes eras do videogame, tivemos as épocas do Fliperama, Atari, minigame, RPG, consoles, computadores e agora a geração mobile no celular.
Nos últimos anos, temos testemunhado o crescimento explosivo do eSports, com milhões de fãs e competições emocionantes ao redor do mundo.
Além das competições acirradas e da habilidade dos jogadores, outra coisa pertinente que vem participando cada vez mais desse mundo gamer, é a música urbana.
A conexão entre Gamers e Músicas tem se fortalecido cada vez mais, trazendo energia, motivação e uma trilha sonora diferente para a cena competitiva.
A Trilha Sonora: Gamers e Músicas
A música desempenha um papel crucial na construção de uma atmosfera, seja ela emocionante, competitiva ou emocional.
Durante campeonatos, ou até mesmo partidas em rodadas de amigos, as músicas são selecionadas estrategicamente para criar momentos marcantes.
Dependendo da música irá aumentar a adrenalina do jogo, ou se a preferência for acalmar, ela também consegue elevar a concentração do jogador.
Assim como atletas de esportes tradicionais, os jogadores de eSports tem sua própria playlist de música para se prepararem e entrarem em “modo jogo”.
Expansão da União entre Gamers e Músicas
As colaborações entre artistas renomados e a cena dos eSports tem se tornado cada vez mais comuns, com DJs, produtores musicais, rappers e bandas de rock.
Grandes nomes como Travis Scott, Justin Bieber e Marshmello que se apresentaram em shows ao vivo no jogo Fortnite. Aqui no Brasil, o rapper Emicida também realizou um show ao vivo na plataforma.
Não só em apresentações, mas em ações publicitárias como a criação de personagens para serem escolhidos no jogo. Snoop Dogg, Cristiano Ronaldo, Anitta, Neymar entre outras grandes celebridades que foram parar nos jogos do momento.
Portanto, na próxima vez que você acompanhar uma competição, ou uma live de eSports, esteja atento não apenas nas jogadas, mas também na trilha sonora que acompanha.
Veja Também: Últimos Lançamentos do Trap Nerd – #BatalhaFUNK
Do Passatempo à Profissão
Para nos mostrar como devemos seguir caso queiramos fazer do nosso passatempo de jogar videogame uma profissão que está em alta, a SporTI vai nos guiar nesse mudo gamer.
Mas antes, saibam que a SporTI é uma startup de inovação e tecnologia, que tem uma grande plataforma de gestão de competições de esportes e eSports e proporcionam automatização em competições onlines e presenciais.
Confira como foi o nosso bate-papo com o pessoal da SporTI:
No contexto geral, em qual momento da história o hobby de jogar videogame deixou de ser um passatempo de crianças e adolescentes e se tornou uma profissão que atrai todas as faixas etárias?
- Com o início de competições e a chegada de organizações com investidores e patrocinadores para o cenário do eSports o chamado passatempo acabou ficando mais sério e aquele chamado joguinho acabou virando profissão de muitos, por conta de visibilidade que os jogos atraem e os valores das premiações de cada competição onde temos em várias organizações tanto no Brasil como fora, com players mais novos nas equipes principais e como jovem promessas em equipes academy.
Vocês conseguem perceber em qual ponto esse jogador amador ou entusiasta, se torna um gamer, ou isso ocorre de forma natural?
- Cara, hoje em dia todos os que gostam e jogam algum tipo de jogo, independente da modalidade, podemos chamar de gamer, não precisa ficar por horas e horas para ser chamado de gamer. Mas lógico, com aqueles que têm mais predisposição, então acredito que sim, isso ocorre de uma forma natural.
Existem conhecimentos gerais prévios necessários para o início no mundo gamer?
- Para o início no mundo gamer não, para iniciar basta apenas estar conectado e se identificar com um game, agora se quiser se destacar com certeza sim.
Quais são as dicas para quem deseja se tornar um gamer profissional?
- Dedicação, esforço e treinamento. Não basta apenas conectar no jogo que vai virar um profissional de uma hora para outra, no gamer como na vida sempre tem profissionais de olho em pessoas diferenciadas que se destacam.
E quais são as profissões dentro do universo do E-Sports?
- Se eu falar todas vou acabar esquecendo alguma. Mas a base de uma equipe é o Manager que cuida das coisas internas da equipe, o Analista e Coach que cuidam da formação e análises da equipe e os players responsáveis pelo desempenho. Mas tem outras de muita importância como Psicólogo, Fisioterapia, Marketing, Direito entre outras.
Quais são as formas de ganhar dinheiro jogando?
- Competições onde existem empresas que fazem campeonatos com premiações de valores bons, fazer parte de uma organização “o famoso ser contratado” e também a criação de conteúdo gamer onde marcas investem e patrocinam influenciadores gamers.
Falando em monetização, quais são as plataformas que pagam para os jogadores?
- Hoje em dia tem várias plataformas de conteúdo e stream que dá para monetizar, as principais no momento são YouTube,Twitch, Facebook e Tik Tok, mas entre outras têm a Bigolive e Trovo que são plataformas de Streaming onde vários gamers fazem lives e criam conteúdos.
Os jogadores são “nichados” por jogos ou plataformas de divulgação?
- Sim, cada jogo tem seu nicho e as plataformas dividem esses nichos para facilitar a experiência do gamer e a divulgação, geralmente tem comunidades de vários jogos e as pessoas divulgam conteúdos dentro dessas comunidades para um nicho específico.
Após o jogador criar uma boa base de audiência, como ele pode gerir sua carreira?
- Mantendo constância e aprimorando seus conteúdos e sempre impor metas para ser batidas, com isso os resultados vão melhorando e podendo até arrumar patrocinadores para ajudar crescer sua carreira.
Existem jogadores famosos que os iniciantes se espelham? Quem?
- Hoje tem vários exemplos de diversos modalidades e players que não jogam para competir, mas teve uma carreira campeã: NOBRU foi campeão mundial pela modalidade Free Fire, BRTT um dos melhores jogadores de League of Legends, ASPAS campeão mundial pelo Valorant é considerado o melhor jogador do MUNDO atualmente, Coldzera e FalleN um dos melhores jogadores de CSGO que inspira muitos players.
Quais são as diferenças na carreira do profissional se ele escolher a SporTI para gerenciar sua carreira?
- Na SporTI trabalhamos com gestão de competições, mas investimos na área e patrocinamos uma comunidade gamer chamada NOVA GAMING onde temos com o objetivo de trabalhar na projeção de novos talentos e streamers para o cenário.
Deixe um convite aberto/ uma dica para novos gamers e entusiastas que sonham em viver do E-Sports.
- Vem, se dedica, esforce, mas não deixe que isso possa te atrapalhar encare como um trabalho e não uma brincadeira, que tenha certeza que tudo vai dar certo!
Se você curtiu a ideia de se tornar um grande gamer, entendeu a conexão entre Gamers e Músicas, e quer começar a ganhar dinheiro com o eSports segue a SporTI nas redes sociais: @SportiBrasil.