Além de uma batida com o ritmo contagiante, o passo a seguir para compor uma música de Funk de sucesso é ter uma letra que seja marcante, contagiante e de uma certa maneira “Chiclete”. No post de hoje, vamos dar algumas dicas de como criar uma letra de funk. Boa leitura!
Mostre, não conte
Compor é uma forma de contar histórias e, como em qualquer história, pode ser tentador simplesmente descrever ao seu público o que aconteceu e como você se sentiu sobre isso, mas dessa maneira, a letra não funcionaria tão bem.
Ser capaz de imaginar a letra de uma música envolve mais do que apenas nossas habilidades de escuta, pois cria uma experiência imersiva, permitindo-nos sentir a música mais profundamente, lembrá-la melhor e associar nossas próprias emoções a ela.
No funk, é comum ouvir letras que contam desde a realidade da favela, até a descrição de uma festa, dessa maneira, o cantor(a) nos transporta até o lugar onde ele/a está descrevendo na música.
Não abuse das metáforas
Outra ótima técnica de composição, e com a qual você provavelmente está muito familiarizado, é usar metáforas. No entanto, há uma diferença entre uma metáfora brega e uma que é mais sutil e intencional.
Quando se trata de metáforas, a chave é não exagerar. Eles são uma ótima ferramenta para comparar uma coisa com outra para explicar ou destacar seu significado, mas é muito fácil confiar em metáforas para fazer uma música parecer interessante.
Se você for usar metáforas, fique com apenas algumas e certifique-se de que elas se encaixam no mesmo tema ou se relacionem de alguma forma. Quando você usa muitas metáforas não relacionadas, a música pode rapidamente se tornar muito confusa para decifrar e seu significado pretendido pode se perder.
O mesmo vale para as gírias! Sim, o Funk é conhecido e caracterizado pelo uso de gírias. As gírias garantem ao Funk uma identidade, pois as diferentes gírias entregam qual tipo de Funk e de qual estado/cidade o cantor/a veio.
Porém, usar gírias em excesso pode levar a uma letra sem sentido e até mesmo difícil de viralizar em outros estados que não sejam o de origem.
Encontre novas maneiras de dizer a mesma coisa
Encontrar maneiras diferentes de dizer a mesma coisa não é apenas útil quando você está tentando evitar que sua música tenha muitos clichês. Também é uma ótima técnica para usar sempre que você quiser que suas letras sejam mais interessantes e cativantes.
Dizer algo de uma maneira que as pessoas normalmente não ouvem na conversa cotidiana prende a atenção do ouvinte e o ajuda a se relacionar com sua música de uma maneira única. Quando feito corretamente, pode fazer o ouvinte pensar:
“Ninguém nunca colocou dessa maneira antes, mas é exatamente assim que me sinto”. Linhas como essa são o que ajudam o ouvinte a formar um vínculo único com sua música e podem até levá-lo a se tornar um fã ao longo da vida.
O Funk também é caracterizado por narrar a história de pessoas marginalizadas pela sociedade, letras de Funk dos anos 2000, ou até mesmo dos Racionais MC ficaram marcadas na memória e no coração de muitos justamente por narrar com maestria os sentimentos de um favelado!
Espero que esse post tenha te inspirado a escrever uma letra que seja ao mesmo tempo viciante, emocionante, e que você possa tocar o coração das pessoas cantando a sua realidade e compartilhando o seu ponto de vista!
E para compartilhar essa música, conte com o Batalha Funk, e acompanhe o nosso blog para estar sempre por dentro do mundo do Funk!