fbpx

Blog

Quais os beats mais populares no funk?

O funk é um movimento diverso, com diferentes batidas e estilos espalhados pelo país.

A diversidade sonora do Funk não é novidade para ninguém, principalmente para quem acompanha o nosso blog e para quem está ligado no mundo do Funk. A pluralidade cultural vai desde as músicas até as roupas, gírias e os costumes.

Diferentes DJs assumem uma identidade musical bem definida. Geralmente eles têm uma vinheta que afirma o próprio nome e de qual quebrada pertencem, mas isso não é a única coisa que marca a singularidade de cada um. O público identifica quem é o produtor pelo estilo do beat, como menciona Hits.

No post de hoje vamos falar sobre os Beats mais populares do funk.

BEAT BRUXARIA

Os fluxos de São Paulo deram origem a uma ampla variedade de batidas eletrônicas, que mudam de acordo com a região. Um dos estilos em alta é o beat bruxaria, de produtores como DJ K e DJ Menor 7. O som é distorcido e pesado. Alguns chamam de “beat agressivo”, ‘destrói fone” ou “sangra tímpano”.

BREGA FUNK

O brega funk é um movimento com mais de 10 anos e que teve diferentes batidas ao longo da história. Atualmente é conhecido pelo som metálico das panelas e sinos e pelas viradas rítmicas mirabolantes de produtores como MK no Beat e John Johnis.

MINIMALISTA

O funk minimalista de BH tem um ritmo mais lento e uma sonoridade mais espacial, etérea e “ambient”. O estilo começou a despontar em 2017 nos beats de DJs como PH da Serra, DJ Swat, Cheab, TG da Inestan, Lukinhas da Inestan e João da Inestan.

BARULHADO

Além do minimalismo, em BH tem também o funk barulhado. São músicas com texturas saturadas, distorcidas e cheias de ruídos. As faixas são feitas pensando nos sons automotivos e a ideia é que o volume seja alto para ecoar por toda a favela. Entre os destaques dessa linha estão os DJs DG do RB, Leo LG, Gordão do PC, ZL, Yan do Flamengo e TH do Primeiro.

MEGAFUNK

O mega funk é um mix de funk com house e outros estilos de eletrônica feita por DJs do Sul do país, sobretudo Paraná e Santa Catarina. É muito popular em competições de som automotivo, com DJs como Rodrigo Campos e Matheus PR.

BEAT FINO

O beat fino é uma batida hiper aguda de toque metálico que se popularizou no Espírito Santo por volta de 2013. Esse efeito sonoro é obtido quando a música com beatbox é acelerada artificialmente, após a gravação. O DJ Jean du PCV foi o responsável por popularizar o estilo, que vem se renovando com outros artistas como o DJ Gustavo o Brabo.

Curiosidade: a música “Popotão Grandão”, hit nacional do MC capixaba Neguinho do ITR, foi originalmente gravada em beat fino pelo DJ Jean.

150 BPM

O 150 BPM surgiu por volta de 2017 quando DJs do Baile da Gaiola e Baile da Nova Holanda começaram a acelerar as músicas do funk, originalmente em 130 BPM. O primeiro a produzir uma batida original no 150 BPM foi o DJ Polyvox, que utilizou o som de uma garrafa de refrigerante batendo na porta do estúdio.

O movimento abriu portas para uma nova geração de produtores e MCs — como Rennan da Penha, Iasmin Turbininha, Kevin o Chris e MC Rebecca — e voltou a movimentar os bailes de favela do Rio após um período de repressão das festas pelas UPPs.

AFROFUNK

O funk carioca costuma ser mais percussivo e tem centenas de atabaques diferentes, como o tambor xereca, tamborzão e o beat bolha. Um novo estilo que está se espalhando é o afrofunk, uma mistura de afrobeat e pancadão que está sendo disseminado pelo DJ Mumu do Tuiuti e Rennan da Penha.

TECNO FUNK

O tecno funk é uma mistura do funk vindo sobretudo de São Paulo e Rio com o tecnomelody. O beat é bem mais acelerado e frenético e faz sucesso nas festas de aparelhagens. Apesar de ter algumas faixas próprias, a maioria das músicas são remixes e as estrelas são DJ Méury, DJ Lorran e DJ Hud o Brabo.

E aí? Já conhecia esses Beats?

Acompanhe o nosso blog para saber mais sobre o mundo do funk!

Posts Relacionados

Frases da Ebony: A rapper que esta Revolucionando a Musica Urbana
Frases da Ebony: A rapper que esta Revolucionando a Musica Urbana
Ebony, nome artístico de Milena Martins, chegou no cenário do rap nacional com tudo, sem pedir licença. Com letras diretas...
Top10 Trappers Underground Brasil
Top10 Trappers Underground Brasil
Diferente dos artistas que estão no mainstream, dominando as rádios e os festivais, os trappers underground fazem o corre por...
Borges: As Frases de Impacto que Estão Revolucionando o Trap Brasileiro
Borges: As Frases de Impacto que Estão Revolucionando o Trap Brasileiro
Se você curte rap, já deve ter ouvido falar de Luiz Felipe Borges Campos, ou melhor, Borges, um dos maiores...
Moda Urbana na Música: A Evolução do Estilo Streetwear e Suas Influências Globais
A moda, sempre refletindo a sociedade e seus valores, encontra na música urbana um dos cenários mais dinâmicos para florescer....
A Relação do Skate com o Hip Hop
A Relação do Skate com o Hip Hop
A ligação entre o skate e a música urbana não é só uma coincidência; é uma parceria que atravessa gerações,...
Brasil na Copa America: Camisas de Time e Música Urbana
Brasil na Copa America: Camisas de Time e Música Urbana
Hoje vamos aproveitar que estamos em um bom momento para os amantes do futebol, com Copa America, Eurocopa, e campeonatos...

Curtiu o Conteúdo?

Receba em primeira mão, conteúdos exclusivos semanais