fbpx

Portal Murb

Moda Funk: A Estética Valiosa

A estética que a moda funk traz desde meados de 2008/2009, quando começaram a surgir as primeiras letras citando marcas famosas como conquistas, se consolidou com o tempo como parte importante do Funk Ostentação. Além de você ver super carros e motos potentes, joias e acessórios caros sendo citados, estar bem trajado com as roupas da moda era e ainda é um fator importante do movimento.

Mas qual seria a importância e a necessidade de usar marcas famosas como conquistas? Pois algumas respostas são bem fáceis de chegar a uma conclusão. Imagine você jovem de periferia, sem muitos recursos financeiros, porém buscando uma identidade pessoal para se socializar dentro do seu ciclo, enquanto isso a publicidade despeja uma enxurrada de propagandas, como comerciais de carros, roupas famosas, e seus ídolos tendo estilos de vida caro e tentador. Qual jovem não gostaria de usufruir, não é mesmo?

Porém, nem todo mundo tem as condições para ter tudo o que é citado ou que é colocado como moda, e pensando nisso os MCs tomam um certo cuidado em suas letras, para que a mensagem de superação e de crescimento pessoal não sejam distorcidas. Pois houve uma época que o funk ostentação era relacionado como estilo de vida da criminalidade, um preconceito que manchava a real intenção da mensagem, que era mostrar superação, empoderar o jovem da periferia para ele trabalhar e conquistar também.

Essa relação com os anos trouxe muitos benefícios ao movimento funk, pois após a entrada do audiovisual a ótica do funk ostentação mudou completamente. Lá no início as primeiras músicas você apenas ouvia sobre algumas marcas e algumas canções até trazia um slide com imagens, após a entrada dos video clipes do Kondzilla e Tom Produções o funk ostentação ganhou uma proporção nacional. As músicas deixaram apenas de falar e começaram a mostrar, foi realmente um divisor de águas para o movimento.

Veja também: A Influência do Rap Americano na Cena do Brasil

Hoje muitas marcas entenderam o potencial do movimento, um mercado não explorado e deixado de lado. Mas o funk atingiu um patamar que ficou difícil de ser evitado, marcas como Lacoste, Oakley, Tommy Hilfiger e Adidas começaram a investir comercialmente em campanhas para os consumidores ligados ao funk e patrocínios para os artistas do movimento. O que antes era tratado com um certo preconceito vem se tornando uma parceria que movimenta muito dinheiro no cenário. 

E para você, quais marcas não podem faltar no seu estilo Moda Funk? Conte para nós aqui da Murb, deixe sua opinião nos comentários!

PUBLICIDADE

Posts Relacionados

moda da música urbana
Entre Ritmos e Estilos a Moda da Música Urbana
Os amantes de rap não apenas absorvem os ritmos contundentes desses gêneros, mas também incorporam um estilo de moda da...
Os Times dos MCs 2023
Os Times dos MCs 2023
Hoje, mergulhamos no universo dos Times dos MCs, pois entre os artistas da música urbana, a relação entre música e...
Melk Violinista
Instrumento Classico no Funk com Melk Violinista
E se disséssemos que há um instrumento clássico que encontrou seu lugar cativo no mundo do funk? Conheça a emocionante...
mcs antes da fama
Série Antes da Fama: Funkeiros
Na cena da música urbana brasileira, o funk é um estilo que conquistou milhares de fãs ao redor do mundo,...
Influencers da Periferia buzeira
Música Urbana: Influencers da Periferia
Os influencers digitais, ou para nós da música urbana, “Os influencers da Periferia” são peças chaves na divulgação e promoção...
hobbies de cantores
Os Hobbies dos Cantores de Funk e Rap
É difícil generalizar os hobbies dos cantores da música urbana, já que cada artista tem seus próprios interesses e preferências....

Curtiu o Conteúdo?

Receba em primeira mão, conteúdos exclusivos semanais