Muitas coisas na vida carregam consigo um prazo de validade, um tempo determinado para aquilo ser válido ou até mesmo existir, sejam alimentos, contratos ou a vida. Seguindo essa premissa de que tudo na vida tem seu tempo de duração, a música vem na contramão para mostrar que ela consegue ser eterna. Hoje temos acesso a músicas antigas, de músicos que já nos deixaram. Embora a música consiga ser eterna, o sucesso é passageiro, e como medir um sucesso? Quanto tempo ele dura? Pois bem, não existe a receita certa e a certeza de sua duração, pode ser rápido ou pode durar muito tempo. Trazendo para o nosso funk, quais são os Mcs que estão em atividade e cultivando seu sucesso que vem de décadas, hoje vamos falar de alguns Mcs Relíquias do Funk brasileiro.
O Funk como conhecemos começou lá nos anos 90, ganhando corpo e a cara brasileira no início dos anos 2000, de lá pra cá muitos Mcs passaram pelo movimento, alcançando a fama e a popularidade com a música. O sucesso nessa época era ser reconhecido nos bairros vizinhos, pois o funk era discriminado e não chegava nas tvs e rádios. Mas alguns Mcs quebraram essas barreiras e foram referências para outras gerações, inclusive são referências para geração atual do funk.
Como o Rap tem 2pac e Notorious Big, O Samba tem Zeca pagodinho e Arlindo Cruz e o Rock tem Nirvana e Guns N Roses, bandas e cantores que eternizaram suas canções, deixando um legado de músicas boas que continuam sendo tocada de geração em geração. E no Funk não seria diferente, você deve estar imaginando diversos nomes que podem compor sua lista de Mcs relíquias do funk.
E quem são eles? Quem são os Mcs que transcendem o tempo com suas músicas:
Mc Cidinho e Doca
Você já deve ter ouvido falar no General Cidinho ou da dupla Cidinho e Doca, responsável por ser um dos propulsores do funk nas décadas de 90 e 2000 e quase 30 anos depois continuam com suas carreiras, lançando músicas e fazendo diversos shows.
Mc Mascote
Um dos pioneiros do funk, com sua carreira tendo início nos anos 90, Mascote é conhecido por suas músicas fortes da realidade carioca e por sua habilidade de rimar na hora, foi um dos responsáveis por popularizar os duelos de rimas em sua época, hoje segue sua carreira e participa Roda de Funk com outras lendas do funk.
Mr Catra
Um dos maiores que tivemos. Não tem um funkeiro no brasil que não lembre do seu jeito irreverente e único. Responsável por popularizar rimas pesadas na putaria, foi um dos primeiros Mcs a fazer feats com outros artistas de outros segmentos e assim ficando sua bandeira. Mesmo tendo nos deixado suas músicas tocam até hoje nos bailes pelo Brasil todo, sua última canção está prevista para ser lançada em parceria com a Anitta, sera uma faixa exclusiva do álbum da cantora, que quis fazer uma homenagem póstuma para o lendário Mr Catra.
Mc Neguinho do Kaxeta
Com 20 anos de carreira e o Mc que mais se manteve em alta durante sua carreira, segue sendo um sucesso por onde passa, com milhões de views em seus vídeos e streamings, neguinho do kaxeta segue firme e forte, e o mc que tem mais dvds gravados e lançados nesta geração.
Essse foi nosso Relíquias do Funk! Você deve estar pensando em diversos nomes que poderiam compor esse conteúdo, acertei? Conte para nós nos comentários, qual Mc você escolheria para ser seu o Mc reliquia preferido. Conte para nós aqui do Murb.