O Funk Mandelão, é um subgênero vibrante do funk carioca, surgiu em meados de 2012 em São Paulo. Composto por batidas pesadas, letras ousadas e autênticas.
Hoje vamos explorar a ascensão do Funk Mandelão e sua popularidade entre os jovens que consomem música urbana, destacando os artistas mais proeminentes do gênero e suas características únicas.
Apesar do gênero dividir opiniões ao retratar a realidade das favelas brasileiras, de uma forma sem filtro, o ritmo é um dos mais tocados na noite brasileira.
Com suas batidas marcantes e letras que abordam temas como violência, drogas e sexo, o funk mandelão cativa uma parcela significativa da juventude brasileira. O Funk Mandelão surgiu em um momento bom para o movimento funk, que começava a colher frutos depois de muito plantio.
O funk mandela é um estilo que surgiu com versões de hits que estouraram na época, e com o tempo, passou deixou de ser um remix e se tornou uma vertente única.
Impulsionando diversos bailes de ruas nas periferias de São Paulo, o ritmo foi ganhando força, e artistas como MC Kekel, MC Bin Laden, MC GW, MC G15 entre outros nomes, surgiram nessa época e criando essa demanda para os bailes de rua.
Atualmente o ritmo está consolidado, graças a novos MCs e DJs como DJ Arana, DJ Henrique de Ferraz e DJ GBR, são grandes nomes que agregaram para o estilo estar em alta até hoje.
Aqui estão algumas das características do Funk Mandelão:
- Batidas pesadas e sequenciais
- Letras que falam da realidade sem filtro
- Dança chamada “passinho”
- Popularidade entre a juventude brasileira
Veja também: Os Maiores DJs de Funk de 2022 – #BatalhaFUNK
Uma característica marcante do Funk Mandelão são as dancinhas, ou melhor, os passinhos. Um estilo de dança sincronizada e animada que se popularizou em todo o país. Através das redes sociais, plataformas de streaming e principalmente os bailes de rua.
Bailes de rua que ficaram super famosos no mesmo período da ascensão do Funk Mandelão, bailes com DZ7, Baile do Helipa, Baile das Casinhas entre outros bailes que surgiram na cidade de São Paulo e se espalharam por todo o Brasil.
O Funk Mandelão, subgênero do funk brasileiro, tem se destacado como um dos estilos musicais mais populares no Brasil, especialmente entre os jovens, desde a periferia às festas nas baladas de alto padrão.
Sua autenticidade, batidas contagiantes e letras impactantes tornam-no uma expressão genuína da cultura das favelas brasileiras.