O funk arrasta multidões onde passa, movimenta pessoas e engaja até mesmo quem não é adepto a cultura funkeira, das comunidades periféricas do brasil para os programas e grandes eventos mundo afora. Mas para o funk alcançar o tamanho que tem hoje, muitos artistas ralaram para que isso acontecesse, em épocas que o funk não era valorizado, pouco remunerado e fortemente discriminado.
Hoje vemos Mcs, Djs e produtores bem sucedidos, famosos, com muitos seguidores em suas redes sociais, tornando um mercado musical atrativo, bem remunerado e disputado entre hits e shows. Mas lá atrás, sem todo esse glamour e cenário musical forte, alguns artistas fincaram as colunas que solidificaram o movimento. Alguns não conseguiram desfrutar do cenário atual pois nos deixaram antes, alguns recentemente e outros lá atrás quando o funk começava a dar sinais de muito sucesso.
Nomes como Mr. Catra, Mc Felipe Boladão, Duda do Marapé, Zoi de gato e Mc Daleste, e recentemente Mc Kevin que nos deixou, entre outros que se tornaram lendas e que seguem presentes nas playlists dos funkeiros por todo Brasil e nos repertórios de shows de muitos Mcs e DJs. Assim deixando uma mensagem de respeito por tudo que fizeram pelo funk e não deixando cair no esquecimento pois foram muito importantes para o funk que temos hoje.
E para você, qual foi o Mc que marcou sua geração, ou até mesmo que marcou em sua vida, deixe sua lembranças aqui nos comentarios da Murb.
Posts Relacionados
- Gêneros do Funk - Funk Proibidão
O funk proibidão começou no final da década de 90 e emergiu nos primeiros anos…
- A Família no Funk
Quando os filhos querem seguir os caminhos dos pais, costumamos dizer que o legado deixado…
- Gêneros do Funk: Funk Pop
No universo da música urbana, uma tendência musical explodiu e conquistou o público com seu…