Os influencers digitais, ou para nós da música urbana, “Os influencers da Periferia” são peças chaves na divulgação e promoção da música urbana no Brasil.
Com milhões de seguidores nas redes sociais, eles são capazes de influenciar tendências e moldar o gosto musical de uma geração.
Plataformas como Instagram, YouTube e TikTok se tornaram verdadeiros palcos para esses influenciadores da periferia, que utilizam sua presença online para fazer collabs e divulgações.
Por meio de playlists do Spotify, ou stories ouvindo música e até mesmo participando de videoclipes, promovem artistas consagrados e novos artistas que estão surgindo na cena.
Além dos trabalhos remunerados, existe também as parcerias, muitos influencers tem estabelecido conexões com artistas, trazendo-os para seus projetos de divulgação e patrocínios.
Essas colaborações ajudam a impulsionar a carreira dos artistas e a expandir o alcance dos influencers da periferia, criando uma espécie de “me ajuda que eu te ajudo”.
Veja Também: Os Hobbies dos Cantores de Funk e Rap – #BatalhaFUNK
A música urbana tem sido especialmente beneficiada por essa relação com os influenciadores, com sua capacidade de se conectar com o público jovem e trazer visibilidade.
Artistas esses, que muitas vezes são marginalizados pela mídia tradicional, e como alguns influencers da periferia passam por isso também, essa conexão acaba se fortificando.
Podemos elencar um Top10 influencers da Periferia, mas vamos deixar para a próxima matéria, que com certeza, nomes como Buzeira, Wesley Alemão, Menor Kabrinha, Rodrigo Liso, Giovanna Dib entre outros grandes nomes das redes sociais.
Com isso chegamos a conclusão que os influenciadores desempenham um papel fundamental na democratização e popularização da música urbana no Brasil.
Pois no cenário atual, eles se tornaram verdadeiros agentes de mudança na indústria musical, abrindo portas para novos talentos e ditando tendências de mercado.
Criatividade, autenticidade e poder de alcance, assim os influenciadores da periferia vão deixando a sua marca na música urbana brasileira.
E você quer fazer parte dessa mudança na música urbana? Compartilha esse conteúdo em suas redes sociais, participe da cena também!!