A estética que a moda funk traz desde meados de 2008/2009, quando começaram a surgir as primeiras letras citando marcas famosas como conquistas, se consolidou com o tempo como parte importante do Funk Ostentação. Além de você ver super carros e motos potentes, joias e acessórios caros sendo citados, estar bem trajado com as roupas da moda era e ainda é um fator importante do movimento.
Mas qual seria a importância e a necessidade de usar marcas famosas como conquistas? Pois algumas respostas são bem fáceis de chegar a uma conclusão. Imagine você jovem de periferia, sem muitos recursos financeiros, porém buscando uma identidade pessoal para se socializar dentro do seu ciclo, enquanto isso a publicidade despeja uma enxurrada de propagandas, como comerciais de carros, roupas famosas, e seus ídolos tendo estilos de vida caro e tentador. Qual jovem não gostaria de usufruir, não é mesmo?
Porém, nem todo mundo tem as condições para ter tudo o que é citado ou que é colocado como moda, e pensando nisso os MCs tomam um certo cuidado em suas letras, para que a mensagem de superação e de crescimento pessoal não sejam distorcidas. Pois houve uma época que o funk ostentação era relacionado como estilo de vida da criminalidade, um preconceito que manchava a real intenção da mensagem, que era mostrar superação, empoderar o jovem da periferia para ele trabalhar e conquistar também.
Essa relação com os anos trouxe muitos benefícios ao movimento funk, pois após a entrada do audiovisual a ótica do funk ostentação mudou completamente. Lá no início as primeiras músicas você apenas ouvia sobre algumas marcas e algumas canções até trazia um slide com imagens, após a entrada dos video clipes do Kondzilla e Tom Produções o funk ostentação ganhou uma proporção nacional. As músicas deixaram apenas de falar e começaram a mostrar, foi realmente um divisor de águas para o movimento.
Veja também: A Influência do Rap Americano na Cena do Brasil
Hoje muitas marcas entenderam o potencial do movimento, um mercado não explorado e deixado de lado. Mas o funk atingiu um patamar que ficou difícil de ser evitado, marcas como Lacoste, Oakley, Tommy Hilfiger e Adidas começaram a investir comercialmente em campanhas para os consumidores ligados ao funk e patrocínios para os artistas do movimento. O que antes era tratado com um certo preconceito vem se tornando uma parceria que movimenta muito dinheiro no cenário.
E para você, quais marcas não podem faltar no seu estilo Moda Funk? Conte para nós aqui da Murb, deixe sua opinião nos comentários!