fbpx

Blog

Afinal de contas, o que é autotune?

saiba aqui o que é autotune

Você provavelmente já ouviu falar no auto-tune, um programa que serve para dar um help para os músicos, seja criando efeitos sonoros mais graves ou agudos, até mesmo para corrigir as imperfeições da voz de alguns cantores. Atualmente no showbiz, a grande maioria dos artistas utilizam o Autotune e para você entender de vez o que é o programa, o que ele faz e porque ele é tão utilizado, no post de hoje vamos lhe contar um pouco mais sobre esse programa.

A história do Auto-Tune:

Em meados da década de 70, o engenheiro Andy Hildebrand havia participado do desenvolvimento de sistemas de navegação antes do GPS e desembarcou na indústria petrolífera do Texas em busca de hidrocarbonetos subterrâneos por meio do estudo de ondas.

Com o seu manejo de algoritmos matemáticos, sua experiência com processamento de sinais acústicos e sua paixão de longa data pela música foram evocados um dia em 1995, quando, durante um almoço com um grupo de colegas, Hildebrand perguntou o que deveria ser inventado. Uma mulher presente ali, meio brincando, pediu-lhe um dispositivo que lhe permitisse cantar sem sair do tom.

Naquela época, Hildebrand havia feito fortuna com seus modelos sísmicos, mas já havia deixado a geofísica para se voltar para a tecnologia de processamento de sinais musicais. Cinco anos antes, ele fundou a Antares Audio Technology, com foco em outros projetos.

Mas vários meses depois daquele almoço, o engenheiro de repente pensou que poderia aplicar seus conhecimentos para conseguir o que aquela mulher queria: corrigir a entonação ao cantar, um propósito para o qual ainda não havia tecnologia disponível.

Assim, em 1997 nasceu o Auto-Tune, originalmente uma máquina, hoje geralmente um plug-in em estações de áudio digital. Foi um sucesso imediato. Os produtores musicais rapidamente começaram a se aproveitar disso para evitar as inúmeras gravações que até então eram necessárias, recortando e colando até obter a versão final perfeita de uma música.

Ao executá-la através do Auto-Tune, o sistema coloca cada sílaba exatamente em sua nota. A ferramenta de Hildebrand foi considerada a maior inovação pop dos últimos 20 anos, ou mesmo o som do século 21.

O SEGREDO DE CHER NA MÚSICA “BELIEVE”

Auto-Tune deixou de ser segredo quando seu uso foi pervertido, com resultados inusitados. Em 1998, a cantora Cher lançou Believe, um sucesso mundial que deixou os ouvintes se perguntando: como eles fazem isso? Vozes robóticas não eram novas na música; o próprio Kraftwerk popularizou o processamento de voz por meio do vocoder, um sintetizador inventado já em 1938, em tempos analógicos.

Mas o efeito nas vocalizações de Cher foi algo diferente e totalmente novo. Apesar disso, os produtores tentaram esconder o segredo, alegando que já haviam usado uma espécie de vocoder.

Até que a verdade foi revelada. Como toda boa ideia que sua legião de imitadores mais tarde teve, o uso extremo do Auto-Tune se tornou tão popular que foi usado até mesmo por aqueles que o insultaram, como o rapper Jay-Z ou a cantora Christina Aguilera. Em 2010, a revista Time incluiu Auto-Tune em sua lista das 50 piores invenções. E apesar disso, diz-se que hoje ele é usado em 99% da música pop atual.

Hoje, o uso do Auto-Tune está mais ativo do que nunca. E seguramente vão encontrar novas maneiras de revolucionar o mercado fonográfico com a ajuda do Auto-Tune e quem sabe de mais ferramentas que possam vir a ser inventadas.

Na cena do rap/trap hoje em dia temos vários artistas que fazem uso constante da ferramenta, uma das maiores influencias da gringa é o T Pain que quando começou foi um grande boom por fazer o uso bem forte do Auto-tune, e alguns da cena Brasileira são: Matuê, Raff, Diomedes Chinaski, Don Juan entre outros.

Quer começar a treinar suas rimas? Baixe nosso app e comece hoje!

Gostou do conteúdo?
Acesse o nosso Blog e fique por dentro de mais conteúdo inédito do mundo da música!

Publicaciones Relacionadas

10 Dicas para Rimar Melhor: Aprimore suas Habilidades de Rima
10 Dicas para Rimar Melhor: Aprimore suas Habilidades de Rima
Rimar é mais do que apenas combinar palavras que soam bem juntas. É uma arte que envolve criatividade, técnica e...
A Jornada de um Artista no Murb
A Jornada de um Artista no Murb
No mundo dinâmico da música urbana, ter as ferramentas certas e as conexões certas pode transformar sonhos em realidade. O...
O que significa MC no Funk? MC João
O que significa MC no Funk?
A música funk, um dos gêneros mais vibrantes e representativos da cultura brasileira, é repleta de termos e expressões que...
Aprenda a diferenças entre Gravadora, Editora e Distribuidora
Aprenda as diferenças entre Gravadora, Editora e Distribuidora
Aprenda as diferenças entre Gravadora, Editora e Distribuidora Um assunto pouco falado na música urbana, mas que deveria ser mais...
Por que letras de rap precisam ser importantes?
Por que letras de rap precisam ser importantes?
O rap, nascido das ruas e cheio de poesia, é muito mais que um som contagiante e batidas pesadas. Nas...
Como ser um bom Rapper Independente? Com Betel
Como ser um bom Rapper Independente? Com Betel
Criar rap não é rimar por rimar. É uma parada complexa que exige talento, dedicação e muita prática para ser...

¿Te gustó el contenido?

Reciba contenido exclusivo y actualizaciones semanales