Quando pensamos em música, logo vem em mente alguma imagem, pode ser um trecho de clipe, uma foto, uma capa de CD ou uma animação. Hoje vamos falar da importância do audiovisual para a música urbana.
Antes de mais nada, vamos voltar um pouco no tempo e entender o porquê da importância do audiovisual que além de mudar a indústria da música, mudou a humanidade por completo.
Após a primeira transmissão televisiva em 1927, o mundo se preparava para uma nova era, a era do audiovisual, onde as pessoas passariam a ver histórias, notícias, esportes e músicas em uma caixa com uma tela de vidro que reproduziria imagens.
A partir de 1930 com a tecnologia encontrada para o desenvolvimento, começava ali a reprodução em massa dos primeiros aparelhos de televisão e os primeiros programas audiovisuais da história.
Saiba Mais Sobre: Os MCs Em Novelas – murb
(Foto: Possivelmente a primeira televisão)
O Começo do Audiovisual Na Música
Mas o assunto aqui é música, então vamos voltar para o que interessa, já que você já viu a importância do audiovisual há muito tempo, mas onde ela entra na música? Vamos descobrir juntos!
Após uma pesquisa na rede, é difícil chegar em um consenso de quando surgiu o primeiro videoclipe pois a história é grande. Mas é fácil encontrar os primeiros trabalhos que fizeram sucesso pelo mundo.
O filme “Dançando na Chuva” de 1952, onde os atores principais cantam enquanto pulam as poças de águas formadas pela chuva, foi uma virada de chave, criando os musicais e videoclipes no formato em que os conhecemos.
O Papel do Audiovisual Na Música
O papel principal do audiovisual na música, seja ela um filme, um videoclipe, uma foto ou uma capa de CD tem a missão de transmitir a mesma mensagem que a música passa, porém no formato visual.
É transmitir emoções, entregar a mensagem que o músico quer passar em sua canção, por isso é de extrema importância para o músico estar alinhado com os profissionais que vão criar o visual de seus trabalhos.
Não adianta nada se ambos estiverem com pensamentos diferentes sobre o desenvolvimento do visual, pois um mal alinhamento pode ocasionar de uma boa música perder a qualidade.
Saiba Mais Sobre: Filmes Ligado a Rap – murb
Os Feitos do Audiovisual na Música Urbana Brasileira
Chegamos no Brasil, será que o audiovisual foi importante por aqui? Pode apostar que sim! Todos os segmentos dependeram do sono das rádios e playlist atuais em streamings para atingir seu sucesso.
Se separarmos por segmentos musicais, fica mais fácil compreender que cada ritmo que atingiu o auge surfou um bom momento do audiovisual.
Rock e Música Pop: Ritmos que estavam nos anos 90/2000 em peso nos programas de televisão e playlists de videoclipes dos canais da MTV e Mix TV.
Samba e Sertanejo: Ritmos que pegaram a época das gravações de DVDs, eventos criados em estádios de futebol, recebendo milhares de fãs, muitas músicas nos anos de 2010 em diante, aproveitou a alta dos DVDs.
Funk: O funk de longe é o que mais sentiu a mão do audiovisual em sua história na musica urbana, pois existe um funk antes e um funk depois da chegada dos videoclipes. Quando Kondzilla e Tom Produções começaram a gravar, o funk passou a ser visto de outra forma.
Rap e Trap: Após a receita do funk dar certo, que foi basicamente retratar em imagens a música que vem da periferia com qualidade, o rap e consequentemente o trap seguiram os passos se alinhando com o funk, entregando novos artistas e novos hits.
Audiovisual Para o Artista
Como você viu nos tópicos acima, a importância de um bom audiovisual pode ter ritmos, carreiras e descobrimentos de novos artistas.
Pois um artista que se preocupa em entregar um excelente audiovisual tem mais chances de estourar e criar sua base de fãs.
Buscando engajamentos com estratégias comerciais e conceitos que estejam alinhados com a composição e produção da música ou álbum criado.
Estar acompanhando tendências do mercado, como conteúdos virais que estão bombando nas redes sociais, ajudam na composição do material audiovisual, focado em marketing e uma carreira sólida e duradoura.
Ei, curtiu o conteúdo? então conta aqui para nós, qual vídeo clipe você mais gosta! Mande aqui nos comentários do murb