Marcos Fernandes de Omena, o Dexter, é uma história de resiliência e transformação no rap nacional e na vida. O rapper é uma figura lendária que emergiu das ruas para se tornar uma voz poderosa nas questões sociais que permeiam o Brasil.
Sua jornada não foi fácil. Com uma trajetória marcada por 13 anos atrás das grades, passando por diversos presídios, incluindo o infame Carandiru, Dexter enfrentou os desafios da vida nas margens da sociedade – e atrás das grades que encontrou a inspiração para uma virada de jogo em sua vida.
Em 2005, Dexter lançou seu primeiro álbum, trazendo à luz a emblemática música “Fênix”. Não é mera coincidência que essa faixa fale sobre renascer das cinzas. A analogia com a própria jornada de Dexter é evidente.
Vindo de origens humildes e com um passado criminal, ele poderia ter se perdido nas sombras, mas optou por escrever um novo capítulo em sua história, e na música urbana.
Veja também: Frases Mano Brown Para Reflexão – Murb Brasil
O apelido “Dexter” ganhou significado após uma descoberta ao ler a biografia de Martin Luther King, Dexter encontrou o nome de um dos filhos do grande líder pacifista americano. Esse nome se tornou um símbolo de sua própria busca por redenção e transformação.
Com sua música, Dexter não apenas conta sua história pessoal, mas também levanta questões sociais urgentes. Suas letras são uma expressão crua da realidade das periferias brasileiras, abordando temas como violência, desigualdade e resistência.
Confira agora algumas frases de Dexter que figuram no rap nacional:
“Acordei com vontade de saber como eu ia, como ia meu mundo, como ia minha vida”
“Você verá que não deixei me envolver, pra sobreviver por aqui tem que ser”
“Que eu seja cabuloso para ignorar o ódio, humilde no limite pra subir até o pódio”
“Que minha música ensine as crianças a pensarem, saberem que o caminho é estudar e se formarem”
“Força e poder dom através do som”
“Com esse dia não paro de sonhar, serei um vencedor, pode apostar”
“Mas eu vi e percebi, descobri quem é quem, hoje sei quem chegou quando precisei”
“Segui meus planos e sonhos, foi as escolha que fiz”
“O mundo gira, gira o mundo lá fora e eu aqui!, me emocionando em vê meu filho sorrir”
“Minha capacidade te incomoda, te cega”
Dexter é uma prova viva de que é possível transformar dor em arte, luta em poesia e adversidade em inspiração. Sua jornada de renascimento das cinzas é um lembrete poderoso de que, mesmo nos momentos mais sombrios, há sempre espaço para a luz.