Uma das maiores vertentes dentro do Funk e o braço mais próximo que o movimento tem com o rap, o Funk Consciente tem a missão de passar uma boa mensagem para seus ouvintes, desde uma ideia de superação ou de motivação para o dia a dia. Considerado um marco em todas as gerações, o funk consciente nunca perdeu seu espaço e está cada vez mais consolidado dentro do movimento e isso vem passando de geração para geração.
Quando o funk carioca começou a criar seu próprio estilo, com músicas dançantes mixadas dos funks americanos, as letras começaram a chamar atenção atingindo um sucesso nas periferias e consequentemente nas rádios e programas da época. Talvez você já tenha ouvido por aí músicas como “Rap do Silva” e “Rap da Felicidade”, músicas com o ritmo envolvente e letras contundentes que passavam a realidade dura da época dos anos 90.
Artistas como Cidinho e Doca, Mc Bob Rum e Claudinho e Buchecha foram alguns dos músicos que começaram a consolidar o Funk carioca e com o tempo criou outras variedades, mas com o Funk Consciente sempre dando suporte para o movimento.
Afinal quem não gosta de ouvir uma mensagem boa, algo para se motivar e criar esperança através da música. Pois bem essa responsabilidade era atribuída para o rap, e com o tempo passando o funk vem dividindo essa responsabilidade com o rap. Claro que não foi um mar de rosas, o Funk sofreu preconceitos por ter uma variedades de estilos dentro do movimento e houve uma época que o Rap não concordava com o Funk ter seu lado consciente.
Graças às gerações de bons MCs, o funk consciente se mantém em evidência e lotando casas de show, atraindo milhões de views e streamings nas plataformas digitais. Tivemos a Geração Dos Mcs Rio de Janeiro já citado acima, mas também tivemos as gerações dos Mcs da baixada santista, nomes como Felipe Boladão, Mc Careca, Duda do Marapé, também os Mcs do Espírito Santo, nomes como MC Dodo, Andrezinho Shock e Bó do Catarina. Nomes respeitados por todas as gerações de MCs e ouvintes do funk consciente.
Hoje Muitos Mcs estão carregando essa bandeira do Funk Consciente, com muita qualidade e profissionalismo, hoje é uma vertente que ultrapassou diversas barreiras, construindo uma boa relação com o movimento rap, o que antes era quase impossível de se imaginar, hoje podemos ouvir diversos feats entre MCs e Rappers. Nos dias atuais a bola está com Mc Hariel, Neguinho do Kaxeta, Paulin da Capital e entre outros MCs que entregam músicas que alimentam a esperança de milhares de pessoas no Brasil
E para você, qual é o poder do Funk Consciente em sua vida? Conte para nós aqui do Murb, deixe sua opinião nos comentários!