Nos últimos anos muitos artistas surgiram no rap e funk e isso não é novidade para ninguém, o funk sempre trazendo algo novo para o cenário musical desde sua ascensão. O rap por sua vez tem ganhado espaço na mídia e nos fones dos brasileiros e também tem lançado novos artistas para o mercado. Mas nesses últimos anos cresceu algo em comum com esses 2 movimentos, cresceu o número de artistas descobertos nas rinhas ou duelos de rima na hora.
O novo movimento é focado no estilo freestyle, quando você não tem uma letra pronta para cantar e utiliza as palavras que vem em sua mente, agora imagine você contra outra pessoa e rimando as palavras que vem ali na hora na cabeça, louco né? E a outra pessoa vai fazer a mesma coisa contra você, é basicamente um ataque e defesa de palavras dentro de rimas, muitas das vezes vale tudo, e quem soltar a melhor rima, ganha o round.
Duelos, Rinhas e Batalhas, todas têm a mesma finalidade porém são separadas por épocas diferentes, e separadas até mesmo por segmentos, vamos fazer um pouco de cada uma nos proximos topicos:
Duelos
Originalmente vindo do funk carioca nos anos 2000, os duelos ganharam força e fizeram parte da ascensão do funk na época. Nos morros cariocas surgiam Mcs como Mc Dido, Mc Mascote, Mc Frank, Menor do Chapa e Mc Smith, entre outras relíquias da rima na hora, e como não lembrar do duelo mais famoso dessa época, diretamente Do DvD da Furacao 2000 as Mcs Nem e Katia duelando, uma defendendo as Amantes e a outra defendendo as esposas, um marco que toca até hoje de maneira nostálgica nas festas nas comunidades.
MC Katia e Mc Nem – Duelo 2 – Furacão 2000: Tsunami
Batalhas
Os Primeiros passos de uma nova geração do rap que surgiu, após explosão da geração do Racionais MCs e companhia, o rap ficou um tempo sem novidades que vingasse na mesma proporção. Então surgia nas primeiras batalhas de rimas no centro de São Paulo rappers que Batalhavam com rimas e com rounds valendo dinheiro, não era muito mas era algo que ajudou muitos ali a sobreviver e desenvolver suas carreiras independentes, surgia então nomes como Emicida, Projota, Rashid, Criolo e Marechal. Artistas que hoje são renomados com suas carreiras consolidadas.
Rinhas
Hoje a nova geração do freestyle brasileiro está situada nas Rinhas de Rimas. Com eventos organizados, o freestyle ganhou um profissionalismo para valorizar a modalidade. Eventos como a batalha da Aldeia tiveram a responsabilidade de fincar de vez a bandeira do freestyle no Brasil e com isso surgiram outros eventos espalhados pelo país e no exterior. Mas como as outras gerações de freestyle, nas Rinhas não foi diferente na questão de lançar grandes artistas, nomes como Xamã, Orochi, Salvador da rima, Kant, Jhony, Krawk entre outros. Grandes nomes do freestyle e que hoje desfrutam das suas carreiras.
Kant x Ravena – Grande final – 270ª Batalha da Aldeia
Se percebe que ambas gerações tiveram algo em comum, todas foram importantes e lançaram grandes nomes para o cenário musical brasileiro. E qual será a próxima geração dos freestyle? Não sabemos ao certo, mas com a evolução dos streamings e da tecnologia uma coisa é certa é a receita de descobrir talentos vai continuar.
E você tem vontade de batalhar contra alguém e às vezes não tem alguém por perto, baixe nosso app Murb e desafie pessoas do Brasil todo para uma batalha, você pode ser o novo talento que surgirá dos freestyles Brasileiros.