fbpx

Portal Murb

Cuidado vocal: O que fazer antes de gravar o seu batidão

veja dicas de como cuidar da sua voz e mandar bem no batidão

Quando sua voz não está cooperando, nada mais importa!

Os artistas profissionais de locução sabem que há certas coisas que precisam ser feitas antes de uma apresentação. Essas dicas não são apenas essenciais para o desempenho, mas também são ótimas para garantir que você esteja entregando sua melhor audição possível. Aqui estão 6 maneiras de se preparar para um ótimo desempenho vocal:

1. Invista em uma boa noite de sono

Certifique-se de ter uma noite de sono sólida e sem perturbações antes de ter uma sessão de gravação ou performance. Seu corpo precisa de tempo para recarregar. Embora você possa achar que o sono é superestimado, pense novamente.

De acordo com a ciência (e a experiência), as horas dormidas antes da meia-noite adicionam energia extra à qualidade do sono!

Até mesmo celebridades sabem que você só está no seu melhor quando investiu tempo e energia em um sono estratégico. Recomenda-se que você remova obstáculos para dormir, como telas e telefones celulares, de seu quarto.

2. Fique hidratado e mantenha-se hidratado

Você provavelmente já ouviu que cantores, atores e oradores precisam manter a voz hidratada, mas o que isso realmente significa?

Apenas trazer uma garrafa de água no set ou para uma sessão não vai adiantar.

Para que suas pregas vocais (às vezes chamadas de cordas vocais) estejam prontas para a apresentação, você precisa ter bebido uma quantidade decente de água pelo menos uma hora antes de usar a voz.

Para entender por que isso funciona, pense em como marinar se traduz em carne mais macia. Quando você leva um tempo para marinar antes de cozinhar, o resultado final é que a carne fica macia e mais agradável de consumir.

A água está para a sua voz assim como a marinada está para a carne.

Ao beber um copo de água pelo menos uma hora antes de usar seu instrumento, você tomou medidas para otimizar suas pregas vocais. Quando totalmente hidratadas, suas pregas vocais ficam mais elásticas.

As pregas vocais hidratadas permitem que você faça mais com o seu instrumento porque são flexíveis e prontas para responder.

3. Observe o que você come (e bebe)

As considerações dietéticas são importantes. Existem alimentos e bebidas que ajudam ou atrapalham e bebidas que ajudam ou atrapalham sua capacidade de ter um desempenho vocal bom e limpo.

Alguns alimentos, como laticínios, podem preparar o terreno para ruídos na boca que você não esperava. Muitos dubladores apontam para laticínios como algo que eles acreditam que impede sua habilidade de dar voz tão bem ou facilmente.

Você pode não pensar que tomar um copo de leite ou uma barra de chocolate antes de uma sessão seja prejudicial, mas pense em todo aquele muco extra que seu corpo criará!

Alimentos apimentados podem criar seus próprios desafios, sejam eles refluxo ácido ou flatulência (não é ótimo em qualquer caso quando você está no centro do palco ou atrás do microfone). Já que estamos nisso, podemos também adicionar bebidas carbonatadas à lista.

Muitos dubladores também evitam secar bebidas ou diuréticos como café, chá ou álcool antes de uma apresentação – porque eles secam suas pregas vocais e resultam em mais idas ao banheiro.

Por último, neste tópico, manter uma boa higiene oral é uma prática recomendada entre os dubladores. Escovar os dentes é um fato, mas você já considerou os benefícios do fio dental? Qualquer coisa que esteja presa entre os dentes é candidata a criar excesso de saliva.

4. Proteja e cuide da sua voz

Assim como um pai cuida e atende às necessidades de seu filho pequeno, você deve cuidar da sua voz e protegê-la dos vários perigos em seu ambiente imediato.

Afaste-se de situações que você sabe que irritam sua voz ou dificultam a manutenção de uma boa saúde vocal.

Muitos dubladores evitam cheiros fortes, podem “fingir alegria” (abrir a boca para torcer, mas não gritar) durante eventos esportivos ou até mesmo pular alimentos picantes, especialmente se tiverem refluxo ácido.

Você conhece seu corpo e sua voz melhor do que ninguém, então você sabe o que são essas coisas “perigosas” e as etapas que você pode tomar para amenizar sua voz.

Outra coisa que você pode fazer para proteger sua voz é minimizar seu uso.

Cantores de ópera, por exemplo, podem passar um dia inteiro sem falar antes de uma apresentação. Embora você possa não estar usando sua voz com tanta intensidade, o descanso vocal é uma obrigação definitiva para qualquer pessoa que confia na voz como parte de sua profissão.

Nem é preciso dizer, mas gritar nunca é uma boa ideia ao tentar salvar sua voz.

Sussurrar coloca estresse em suas pregas vocais porque sussurrar no sentido clássico (não sussurrar de palco) não permite que as pregas vocais vibrem.

As dobras precisam se unir para criar ressonância. Quando você sussurra, essas dobras ficam firmes e tensas, incapazes de se encontrar de uma forma que crie um som saudável e ressonante.

5. Aquecer bem

Depois que suas pregas vocais estiverem suficientemente hidratadas (conforme dica nº 2!), aquecer sua voz é muito mais fácil. É flexível e se move mais livremente durante o aquecimento vocal.

E nessa nota, sua voz precisa começar devagar. Humming é uma ótima opção para suavizar seu instrumento. Quando estiver cantarolando, certifique-se de que sua mandíbula esteja frouxa e seus dentes separados para criar mais espaço para ressonância.

Você também pode tentar bocejos-suspiros que levam sua voz do topo de sua gama até um rosnado nas profundezas de seu registro inferior.

Lembre-se de que, como dublador, seu instrumento é todo o seu corpo. Isso significa tudo de você! Da cabeça aos pés. Estique os ombros para liberar a tensão, faça exercícios respiratórios e certifique-se de obter uma postura adequada para ajudá-lo a se preparar.

A tensão física pode viver em qualquer lugar, portanto, se você mantiver a tensão em um determinado lugar (seja no pescoço, nos dedos das mãos, dos pés cerrados, etc.), esteja ciente dela e encontre maneiras de liberá-la.

Como a linguagem é fundamental para a performance de um artista de voz, você também precisa pensar em outras partes do seu corpo que devem ser aquecidas, como seus ressonadores e articuladores.

Trava-língua, exercícios faciais e escalas cantadas são bons para qualquer dublador, seja a performance para falar ou cantar em um palco da Broadway. A língua em particular precisa se soltar para que você não tropece nas palavras. Um bom aquecimento vocal deve explorar todos os aspectos da fonação.

Quanto mais tolo você parecer ao se aquecer, melhor será o aquecimento. Tente ficar na frente de um espelho e não tenha medo de parecer tolo!

6. Imediatamente antes da sua sessão

Esteja acordado pelo menos uma hora antes de precisar usar sua voz. Isso lhe dará tempo para se hidratar adequadamente, bem como para seguir em frente com quaisquer escolhas dietéticas que você tenha feito antes de uma apresentação.

Beba um copo de água uma hora antes do desempenho. Lembre-se de que a água só faz efeito uma hora após ter sido consumida. Esperar que a água funcione no momento só o deixa desapontado.

Proteja seu instrumento dos elementos. Isso pode vir na forma de clima frio, fumaça de cigarro ou alérgenos sazonais que afetam os seios da face (que podem afetar o som de sua voz) e muito mais. Tome as medidas adequadas para proteger sua voz.

Vive em um clima frio ou seco?

Se você mora em uma região onde enfrenta temperaturas frias ou enfrenta altas altitudes, usar um lenço de algodão ou uma gola bem justa que cubra sua boca (e possivelmente seu nariz) fornecerá uma espécie de barreira entre seu instrumento e o ar que você está respirando.

Não há nada pior do que se preparar para o desempenho e deixar algo como uma rajada de ar frio, ar seco, fumaça de um incêndio florestal, o escapamento de um veículo ou fumaça de segunda mão atrapalhar você fazendo o seu melhor.

Que tal fazer um teste com as nossas dicas e testar sua voz no nosso app?
Acompanhe o Murb e fique ligado em mais dicas!

PUBLICIDADE

Related Posts

Como o Artista Deve Iniciar Sua Carreira Musical
Como o Artista Deve Iniciar Sua Carreira Musical
Entrar no mundo da música urbana é tipo um game onde cada fase exige foco, disciplina e autenticidade. Se você...
Guia Completo: Como criar uma música do zero usando o Murb
Guia Completo: Como criar uma música do zero usando o Murb
Hoje vamos trazer para você algumas dicas para utilizar o Murb, um guia Completo de como criar uma música do...
Fones Waaw: Os Fones de Ouvido do Alok
Fones Waaw: Os Fones de Ouvido do Alok
Se você curte música urbana e tá sempre buscando aquele som de qualidade absurda, se liga nessa: o Alok, um...
EP e Álbum: Descubra as Diferenças e Saiba Qual Formato Musical Escolher
EPs e Álbuns: Descubra as Diferenças e Saiba Qual Formato Musical Escolher
Na música, você já deve ter ouvido falar tanto de EPs quanto de álbuns, mas qual é a diferença entre...
10 Dicas para Rimar Melhor: Aprimore suas Habilidades de Rima
10 Dicas para Rimar Melhor: Aprimore suas Habilidades de Rima
Rimar é mais do que apenas combinar palavras que soam bem juntas. É uma arte que envolve criatividade, técnica e...
A Jornada de um Artista no Murb
A Jornada de um Artista no Murb
No mundo dinâmico da música urbana, ter as ferramentas certas e as conexões certas pode transformar sonhos em realidade. O...

Enjoyed the Content?

Receive exclusive content & weekly updates