Historicamente dominado por homens, o universo da produção musical vem passando por uma transformação significativa. Cada vez mais, mulheres estão assumindo o comando dos estúdios e criando beats que moldam a música urbana, então hoje o assunto é como é ser uma Produtora Mulher.
Mulheres produtoras estão trazendo novas perspectivas, sonoridades e uma sensibilidade única para os beats que ouvimos todos os dias. Seja no hip-hop, no pop, ou em outros gêneros, elas estão provando que o talento não tem gênero.
Apesar dos avanços, as mulheres produtoras ainda enfrentam desafios como a falta de visibilidade, a necessidade de provar seu valor em um ambiente predominantemente masculino e a dificuldade em encontrar mentorias. No entanto, elas estão superando essas barreiras e conquistando seu espaço.
Conversamos recentemente com a Prod Lia Beats, que nos contou um pouco sobre sua trajetória na produção de beats para cena da música urbana.
Veja também: Quais são os Subgêneros do Trap – Murb Brasil
A Jornada na Produção Musical
“Comecei na produção musical quando adolescente, com 16 anos realizando alguns projetos de música eletrônica no FL studio, pois a cena da música eletrônica sempre foi muito forte no sul do Brasil…
Por outro lado, sempre fui ligada ao RAP e colava em batalhas na área da Grande Porto Alegre, Batalha do Mercado, Batalha São Hell, Batalha Da Norte entre outras, assim aos poucos fui desenvolvendo meu conhecimento para criação de beats de Rap.”
Sobre as dificuldades da Jornada na Produção Musical
“A maior dificuldade que enfrentei na indústria musical como beatmaker foi o ponto de partida inicial, pois constituir um ritmo sonoramente agradável sem o uso de muitos equipamentos às vezes é um grande desafio.
Hoje após alguns anos de estudo consigo chegar aos resultados desejados, mas sigo em constante aprendizado.”
As Influências e Estilo Musical
“Nascida e criada em uma família eclética, tive muitas influências musicais, como Rock, Sertanejo, Samba, Pagode, R&B, Blues, Jazz, mas a maior delas foram os artistas de rua Mc’s de batalha do Funk e Rap e todo esse movimento street…
A Representação Feminina Na Produção Musical
“Acredito que a indústria poderia apoiar melhor as mulheres analisando sua essência musical e toda a arte feminina proporcionada por nós, mulheres.”
“Acredito que com a abrangência das redes digitais a produção musical se tornou algo muito acessível ao público, sendo assim a qualquer anônimo que queira ser apreciado por sua arte e forma de pensar.”
Uma Mensagem para as meninas que querem começar a produzir, se tornar produtoras e beatmackers
“A mensagem mais importante a ser passada a todas as garotas que desejam iniciar no ramo musical é sempre acreditar em seu potencial e acreditar que a prática leva a perfeição e a música é um mercado aberto a quem tem coragem de se aventurar”
Com cada vez mais mulheres entrando na cena da produção musical, o futuro da indústria promete ser ainda mais diverso e inovador. Essas produtoras estão abrindo caminho para as próximas gerações e inspirando outras mulheres a seguirem seus sonhos, então você também pode se tornar uma Produtora Mulher.
As produtoras musicais brasileiras estão provando que o talento não tem gênero e que a música ganha ainda mais cor quando produzida por mulheres. Ao conhecermos suas histórias e trabalhos, podemos celebrar suas conquistas e contribuir para a construção de uma indústria musical mais justa e igualitária.