A história do funk é repleta de fases e momentos marcantes, o que no início era apenas um começo de um novo ritmo que surgia no Brasil, 20 anos depois se tornou um dos maiores movimentos musicais da atualidade, tendo o ritmo variedades e estilos diferentes dentro do movimento, hoje vamos trazer para vocês as vertentes do Funk.
Hoje o funk ostenta o título de música popular brasileira, o ritmo que mais toca nos lares, festas e baladas pelo Brasil, seu desenvolvimento ganhou força e aceitação de diversas classes, o que antes era consumido apenas por classes periféricas agora está dominando as classes altas da sociedade.
Diversos MCs que saíram das quebradas do país tornaram-se verdadeiras estrelas e ídolos, sendo referência de superação para uma geração.
Ma isso não limita ou protege de sofrer preconceitos nos dias de hoje, infelizmente ainda existem haters que não aceitam as músicas e músicos que vem da periferia, mas isso não impede do processo natural do funk acontecer, e são mais de 20 anos contrariando e conquistando a cada vez mais o gosto dos brasileiros.
Como o Funk Conseguiu Chegar No Topo?
Acreditamos que o maior feito do movimento foi ter se estruturado em cima de diversos estilos musicais próprios, o funk hoje traz consigo uma diversidade de ritmos, movimentos e grupos culturais que o tem como base principal.
Hoje o Funk consegue agradar diferentes pessoas pois consegue entregar muitas músicas diariamente, estima-se que são lançadas por dia, em média mais de 100 faixas, entre álbuns e colaborações de MCs e produtoras.
E para comportar um grande movimento é necessário ter uma grande estrutura, e foi o que o funk fez e vem fazendo. Diversas produtoras começaram a se organizar profissionalmente, orientando os seus MCs, DJs, e produtores a trabalharem como artistas. Assim, começaram a emplacar hits e mais hits, fazendo frente com outros estilos que bombaram na época, exemplo sertanejo e pagode.
Conheça Todas as Vertentes do Funk
1 – Funk Proibidão
O mais clássico dentro da cultura do Funk, responsável por popularizar os bailes das periferias e invadir as baladas da classe média alta. Com letras sem filtros e com seu ritmo envolvente conquistou o Brasil todo.
É QUE ELA TEM UMA SENTADINHA SAFADINHA MUITO DIFERENTE – DJ Dyamante e MC GW (Love Funk) Funk Tiktok
2- Funk Conciente
Esse com certeza é o mais ouvido e respeitado por toda a música brasileira, traz consigo a mesma linha do Rap, de passar uma mensagem positiva através da música e conscientizar com rimas fortes e marcantes.
SET WESLEY ALEMÃO – Lipi, Paulin da Capital, Lemos, Gabb, Paiva, Lele, Piedro e Ryan (GM e Oldilla)
3- Funk Pop
O mais querido comercialmente pela indústria do entretenimento, o funk pop traz consigo uma pegada mais leve, desde suas letras chicletes a batidas mais suaves e eletrônicas.
LUDMILLA, Mariah Angeliq, Topo La Maskara – Socadona feat. Mr Vegas (Official Music Video)
4- Brega Funk
Como o funk é mestre em se conectar com outros ritmos, o Brega Funk vem se tornando um dos maiores sucessos da atualidade, uma junção do estilo do sudeste com o do nordeste, revelando diversos novos artistas a todo mês.
ANDERSON NEIFF, DADÁ BOLADÃO, ANNA JÚLIA – HOJE EU VOU SENTAR PRA VOCÊ
5- Funk Mandelão
O queridinho da galera dos passinhos, o mandelão que é mais popular na região sudeste, domina os bailes de ruas nas periferias, com batidas potencializadas por carros de som, os famosos paredões.
EU VOU ROUBAR SEU CORAÇAO – ISSO E UM ASSALTO – LEVANTA A MÃO – MC Toy e MC Lil ( DJ BRUNO PRADO )
6 – Funk Nerd
O estilo vem ganhando força e projeção nos últimos anos, trazendo um pouco da vida de diversos personagens de animes, desenhos e filmes para as batidas do funk.
MC Maha – Konohatron (Clipe Oficial)
Eai, qual seu estilo preferido? Conte para nós qual vertentes do funk você mais gosta, deixe nos comentários do #BatalhaFUNK