Antes de entrarmos no assunto de música urbana, vale enfatizar que o Brasil é um dos maiores, e se não o maior país no quesito de diversidades, sendo assim, comportando inúmeras culturas, povos, opiniões e gostos diferentes. Devido a essa gama gigante o Brasil agrega uma infinita base de opções para você vivenciar e compartilhar entre os conterrâneos e turistas que vem ao país para desfrutar das milhares de possibilidades.
Com a diversidade presente em diferentes segmentos, seja ele de trabalho, relacionamentos e culturas, o brasileiro consegue equilibrar e atender todas as demandas, mesmo enfrentando algumas resistências no caminho, que comparada a outros países são bem poucas.
E trazendo para nosso segmento, para nosso campo de atuação, você sabia que o Brasil também é o maior país com diversidade musical no mundo? Entre diferentes gostos, o cenário musical do país se divide em gêneros e subgêneros, que disputam entre si as preferências da população. E você sabe quais são os gêneros e subgêneros que compõem o cenário musical do país? Confira a seguir:
FUNK CARIOCA
O funk surgiu através da Soul Music, no início da década de 70 nos EUA. Ao decorrer dos anos, foi ganhando diversas modificações e subgêneros, até chegar no Brasil e ganhar uma nova cara, surgindo então, o Funk Carioca. Com um batidão bem forte e envolvente e com letras que vão desde quebra de tabus até as realidades das favelas e seus residentes. Hoje o Funk figura no topo das playlists do Brasil seja qual for a plataforma, festa ou festival. com seus subgêneros que são: funk melody, funk ostentação, funk proibidão e new funk.
RAP
O termo “RAP” vem da união entre as palavras “rhythm and poetry” (Ritmo e poesia).Suas principais características são os samples, que podem ser pequenos pedaços do instrumental ou vocal de uma outra música. O rap abrange diversos assuntos sociais e políticos pois antigamente, lá no início as letras falavam apenas de assuntos sobre festa e diversão, nos anos 80 o rap começou seguir outro caminho com assuntos como desigualdade social, opressão e combate ao racismo.
Rashid – Bilhete feat Lucas Carlos
TRAP
O principal subgênero do rap, a vertente que mais cresceu nos últimos anos, se originou na década de 2000, com o DJ Paul no sul dos Estados Unidos. O Trap é um estilo mais instrumental, com diversas combinações de ritmos, sons, adicionando corda, sopro, teclado e outros instrumentos e adaptações sonoras. As características marcantes são os efeitos que distorcem a voz e batidas graves, acompanhadas de muita rima.
REGGATON
O reggaeton surgiu na década de 90, em Porto Rico. As principais características desse estilo são misturar inglês e espanhol. Com um ritmo mais envolvente no 85BMP, mesmo dançante, as letras podem ser sobre sexo, até racismo, drogas, crime e religião.
R&B
O estilo musical Rhythm and Blues (ou apenas R&B) se originou nos Estados Unidos por volta de 1940. Se popularizou entre artistas negros e, atualmente, é considerado um subgênero com influencias de soul, funk e hip-hop na música pop. Sendo um estilo de música pop suave que é totalmente centrado no vocalista.
E aí, qual vocês gostam mais na música urbana? Conte para nós aqui do #BatalhaFUNK