Salve MC, DJ e Produtor, você quer distribuir suas músicas nas plataformas digitais e não sabe por onde começar? Ou como fazer? Então se liga só, criamos um guia de Distribuição Digital de Música Urbana.
Reunimos algumas dicas e processos que você precisa saber para colocar suas músicas em plataformas como SPOTIFY, DEEZER e APPLE MUSIC entre outras plataformas famosas.
Um guia extremamente necessário para você que quer monetizar a sua carreira, recebendo royalties pelos acesso das músicas.
Visando profissionalizar a carreira, todos os artistas precisam saber de informações corretas para não caírem em fraudes e prejuízos financeiros.
Saiba Mais Sobre: Para MCs: Cuidados com a Voz – #BatalhaFUNK
Tudo Que Você Precisa Para Lançar Sua Música
Já que você pretende lançar a suas músicas em diversas plataformas e ainda lucrar com isso, então tem que fazer isso direito.
Embora o processo seja rápido, que leva geralmente uns minutinhos para enviar um single e um álbum com diversas músicas, é necessário tomar tempo e organizar todo o conteúdo antes.
Então se liga na lista que você vai precisar:
1 – Nome De Artista
Escolha certa do nome é extremamente importante para o seu futuro artístico, pois é crucial para a criação da personalidade artística. O nome artístico precisa fazer sentido para o dono e também para seu trabalho, pesquise se já existe no mercado um nome igual ou semelhante, veja também se o nome escolhido não infringe alguma lei ou cultura. Se tudo estiver certinho, a identificação ajudará a potencializar a sua carreira.
2 – Nomes De Músicas
Da mesma forma que a sua escolha em decidir qual nome usar em sua carreira, as escolhas de títulos para as suas músicas devem ser decididas com cuidado também, pois ela precisa fazer sentido com o conteúdo cantado e com o álbum, se for um projeto maior.
3 – Título de Lançamento
Seguindo com as dicas de nomes e escolhas de títulos, quando falamos em lançamento, seja ele um single ou até mesmo um álbum com diversas músicas, é necessário que seja feito um projeto em cima – Decidindo qual é publico foco, o momento atual em que será lançado, tudo isso influencia para a escolha do nome do lançamento.
4 – Áudio de Qualidade
Quando falamos de qualidade sonora, saiba que seu público espera uma boa música para ouvir em qualquer lugar, desde ouvir em celular – a ouvir em um paredão de som com a mesma qualidade. Porém use o que estiver em seu alcance no momento, mas busque sempre uma boa qualidade sonora, gravar em estúdio profissional, produzir com DJs e Produtores que possam entregar uma boa qualidade.
5- Arte de Capa
Seguindo o mesmo caminho das escolhas de nome artístico e nomes de músicas e lançamento, a escolha da capa, a “Arte de Capa” precisa também fazer sentido com seu trabalho. E algumas especificações técnicas devem ser respeitadas para atingir uma ótima qualidade:
1400 x 1400 pixels no mínimo e 3000 x 3000 pixels no máximo
Ser um arquivo PNG, GIF, JPG, ou JPEG
Ter de 72 a 300 dpi (300 dpi é a melhor opção)
Menos de 25 MB
Esquema de cores RGB (não CMYK)
Veja também: GUIA DE MÍDIA SOCIAL PARA ARTISTAS – #BatalhaFUNK
6- Informação de Colaboradores
Para se assegurar que as plataformas digitais paguem corretamente os direitos para todos os participantes da música ou do álbum, é necessário sinalizar quem são os colaboradores: Intérprete / Compositor / Produtor.
7- Outros Dados importantes
As plataformas digitais vão precisar saber se sua música ou single é:
Versão Ao Vivo
Música cover
Domínio Público
Contêm Conteúdo Explícito
8 – Cadastro em Associação Musical
É necessário que o artista seja cadastrado em alguma associação musical como a UBC, Abramus, Ecad e etc. Essa ligação faz com que o artista receba os pagamentos de royalties, se os artistas não esta associação não tem como identificá-lo para o pagamento.
9- Códigos UPC e ISRC
Como parte da Distribuição Digital, os códigos são necessários para dar autenticidade para a suas obras, o UPC é o como se fosse o código de barras da música ou do álbum, o ISRC é a identidade da música com os pagamentos de royalties.
10 – Data de Lançamento
Importante definir quais são as datas de lançamento para seus trabalhos, pois é interessante saber o que estará rolando na mesma época, assim podendo aproveitar certos momentos e até mesmo evitá-los.
11 – Pré Save ou Pré Venda
Quando decidir as datas de lançamento, você terá a margem de quando começar a divulgar, com isso você já pode estabelecer as datas de Pre Save, que é exatamente o que o nome sugere, é você entregar para os ouvintes mais próximos a opção de agendar o dia do lançamento com você.
Pegou a Visão? Anotou tudo que você vai precisar para ingressar na cena musical? Então comente aqui o que você achou da Distribuição Digital De Música Urbana, conte para nós aqui do #BatalhaFUNK