A união de diferentes estilos originou um dos mais divertidos formatos musicais, o brega funk, que hoje faz sucesso e ganha espaço no cenário
O brega funk é aquele estilo de música que todo mundo já ouviu uma vez, mas poucos sabem da sua história.
Quer ver? Responda rápido: você sabe como surgiu o bregafunk?
Tudo começa pelo estilo brega, que foi criado no nordeste brasileiro na década de 1930, mas sua popularidade veio 20 anos depois, na época em que as músicas brega eram consideradas românticas.
Entretanto, com o surgimento de novos estilos musicais, a música romântica aos poucos passou a ser considerada cafona e fora de moda.
Principalmente entre os jovens, a ideia é de que o estilo de música romântica se tornou ultrapassado, e passou a ser vista como brega.
Esta característica ganhou força na década de 1980, quando o rótulo brega passou a ser usado pela imprensa.
Ao mesmo tempo, o estilo começou a influenciar outros artistas e, consequentemente, gêneros musicais pelo país afora.
Nesse sentido, o maior desafio dos músicos deste estilo foi estabelecer a definição certa do que seria o estilo “brega”.
Com o aumento significativo de seu espaço no cenário musical brasileiro, o termo “brega” passou a representar não apenas as músicas românticas, como também outros estilos musicais.
A partir dessa mudança, começam a surgir diversos conceitos do estilo, como o tecnobrega, eletrobrega, arrocha brega e o brega funk.
Brega funk: união de estilos musicais
Por outro lado, em paralelo ao desenvolvimento do estilo brega, a década de 1980 representa o início do funk na cidade do Rio de Janeiro.
Assim como a música brega, o funk carioca foi conquistando seu espaço no cenário musical e atraindo cada vez mais jovens de todos os grupos e tribos do cenário musical.
Em 2011, na periferia de Pernambuco, surge o que hoje conhecemos como brega funk.
Trata-se de uma verdadeira mistura do funk carioca e o eletrobrega nordestino.
Com a principal ideia de unir canções de funk com as batidas do eletrobrega sem a “sofrência” contida no estilo musical brega.
Por isso, esse é um estilo de música mais animado e dançante.
Vale lembrar que o brega funk não se trata somente da junção de dois estilos musicais diferentes, como também das mesmas questões e temas tratados nas letras.
O brega-funk na atualidade
Certamente, 2018 foi o ano em que o gênero tornou-se conhecido em todo o país, o que incentivou artistas conhecidos a incorporar o estilo musical em seu repertório.
O sucesso se confirmou no ano seguinte, em 2019, quando o estilo brega funk ficou entre os mais tocados na plataforma Spotify.
Inclusive, algumas canções ocuparam as principais paradas por dias consecutivos.
Além disso, o ritmo se tornou um dos principais durante o carnaval em diferentes estados do Brasil, confirmando o alcance em todo território brasileiro.
O brega funk também é famoso pelos passinhos, criado pelos funkeiros, em coreografias inspiradas no estilo funk, frevo e no axé.
Uma verdadeira combinação de movimentos rápidos das pernas, braços e cintura, além do molejo corporal.
Sem dúvida, um dos motivos para o estilo se tornar forte no cenário musical brasileiro é a conhecida batalha dos passinhos, um desafio para dançarinos do ritmo.
O estilo abre portas para os jovens
Certamente, este novo estilo musical abre portas para diversos jovens de regiões periféricas, dando visibilidade e oportunidades a partir da música, dança e da cultura.
Assim, a música abre espaço para novos ritmos e talentos, aumentando e diversificando o cenário musical do país.
Além de proporcionar a possibilidade de mudança de vida para pessoas de qualquer classe social, idade e em qualquer local do território brasileiro.
No app Murb você encontra diversos beats, incluindo de brega, ideal para a galera fazer suas músicas!