Hoje vamos falar sobre as minas do Funk, mulheres que decidiram entrar para a música urbana e se destacar no mundo do funk.
A presença feminina no cenário do funk é fundamental não só para a música, mas também para a representatividade da mulher na cultura brasileira, rompendo com estereótipos de gênero.
As mulheres que cantam funk conseguem inspirar, empoderar e enriquecer a cena musical com novas perspectivas e ideias.
Infelizmente, ainda há desafios e dificuldades para as mulheres emplacarem suas músicas no cenário do funk brasileiro e em outros gêneros musicais.
Fatores como preconceito de gênero, falta de oportunidades e barreiras estruturais contribuem para essa realidade.
No entanto, apesar desses obstáculos, muitas mulheres têm conseguido se destacar na cena do funk e conquistar um espaço merecido e importante na música brasileira.
Veja também: As Rappers Femininas da Cena – #BatalhaFUNK
Quem São as Minas do Funk
Anitta é uma das maiores cantoras brasileiras da atualidade e se destacou no cenário do funk com sucessos como “Show das Poderosas” e “Bang”. Ela também é conhecida por sua versatilidade, explorando diferentes gêneros musicais em sua carreira.
Ludmilla é outra cantora de funk muito popular no Brasil, com sucessos como “Din Din Din”, “Cheguei” e “Verdinha”. Ela também é conhecida por sua habilidade como compositora e produtora musical.
MC Dricka tem uma carreira rápida e um currículo gigantesco, MC Dricka surgiu no Funk como uma explosão. Única artista brasileira a concorrer ao BET Awards 2021, uma das mais importantes premiações para afrodescendentes do mundo.
MC Rebecca é uma das vozes mais promissoras do funk brasileiro atualmente. Com sucessos como “Ao Som do 150” e “Deslizo e Jogo”, ela conquista um público cada vez maior.
Tati Zaqui é outra cantora de funk que vem ganhando destaque nos últimos anos, com sucessos como “Água na Boca” e “Surtada”. Ela também é conhecida por sua habilidade como rapper e compositora.
MC Pocahontas ou Pocah é uma das cantoras de funk mais conhecidas do país, com sucessos como “Mulher do Poder” e “Não Sou Obrigada”. Ela também é conhecida por sua participação no reality show “A Fazenda”.
MC Loma é uma jovem cantora de funk que se tornou conhecida com o hit “Envolvimento”, em 2018. Ela tem uma presença forte nas redes sociais e é muito popular entre os jovens.
MC Pipokinha: É a mais nova MC que vem viralizando nas redes sociais, seu jeito excêntrico tem gerado sua fama entre hits e polêmicas – somando mais de 1 milhão de ouvintes no spotify, a cantora vem crescendo nesses 2 últimos anos de carreira.
E aí qual cantora de funk, ou melhor, MC, vocês gostam mais? Comentem aqui no #BatalhaFUNK!