fbpx

Portal Murb

Aline Torres: Mulher, negra e a primeira secretária a implementar uma Coordenadoria do Funk no Brasil

Aline Torres: Mulher, negra e a primeira secretária a implementar uma Coordenadoria do Funk no Brasil

Aline Torres, ex-Secretária Municipal de Cultura de São Paulo e atual candidata a vereadora, fez história ao ser a primeira mulher negra a criar a Coordenadoria do Funk no Brasil. Essa iniciativa inédita, implementada durante sua gestão à frente da secretaria ao lado do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, representou um marco importante para o reconhecimento e valorização do funk como expressão cultural legítima. O movimento, que antes enfrentava criminalização e marginalização do funk, passou a contar com um espaço institucional dedicado ao seu desenvolvimento e fortalecimento.

Com uma trajetória marcada pela luta, pela diversidade e pela descentralização da cultura, Aline Torres, que sempre esteve próxima às causas populares, trouxe o funk para o centro do debate público.

 

veja também: Como é ser uma Produtora Mulher – Murb Brasil

Aline Torres: Mulher, negra e a primeira secretária a implementar uma Coordenadoria do Funk no Brasil
Foto:  Reprodução Instagram

 

 “Criar a Coordenadoria do Funk foi uma forma de dar voz e visibilidade a um movimento que é a cara da juventude e da periferia. Era preciso garantir que o funk tivesse o respeito e o espaço que merece dentro das políticas públicas de cultura”, afirmou a ex-secretária. 

Durante sua gestão, Aline foi responsável por levar o funk a um dos maiores palcos da cidade, o Theatro Municipal, em uma apresentação histórica que celebrou a cultura urbana paulistana.

Agora, em outubro, a Coordenadoria do Funk completa seu primeiro ano de existência, consolidando uma série de avanços. A criação do órgão foi um dos passos mais importantes para assegurar que a cultura periférica tivesse o reconhecimento institucional necessário para prosperar na capital paulista. Além de garantir o diálogo com as comunidades, produtores e artistas de funk, a coordenadoria promoveu o fortalecimento de iniciativas culturais inclusivas em diversos territórios da cidade. 

 

“Ter um espaço de diálogo e promoção da cultura funk dentro da prefeitura é um avanço não só para o funk, mas para toda a cidade. Esse é um movimento que nasceu nas ruas e merece ser tratado com a mesma seriedade das outras expressões culturais”, declarou Aline.

 

 

 

Agora, como candidata a vereadora de São Paulo, quer continuar representando essa voz na política. Com a missão de dar continuidade ao trabalho iniciado na Secretaria de Cultura, ela reforça a importância de ter uma vereadora que entenda as demandas da juventude e das periferias. 

 

Para acompanhar mais sobre Aline Torres e sua trajetória, acesse seu site oficial www.alinetorressp.com.br e siga suas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e ações da campanha.

PUBLICIDADE

Posts Relacionados

As 7 Melhores Plataformas para Ouvir Música no Brasil em 2025
As 7 Melhores Plataformas para Ouvir Música no Brasil em 2025
Se liga, família! Se você é daqueles que não vive sem um som rolando no fone, tá na hora de...
O Papel do Autotune na Música Urbana - Murb
O Papel do Autotune na Música Urbana: Ferramenta ou Muleta?
O Autotune chegou na cena musical e mudou tudo! De um efeito usado pra corrigir pequenas desafinações, ele virou parte...
Como os Artistas Independentes Estão Dominando a Música Urbana Sem Gravadora -Portal Murb
Como os Artistas Independentes Estão Dominando a Música Urbana Sem Gravadora
Antigamente, pra um artista fazer sucesso, era quase obrigatório assinar com uma gravadora. Hoje, a realidade é outra! Com as...
Beats 2025: Os beats Preferidos dos rappers - Murb - Caio Passos
Beats 2025: Os beats Preferidos dos rappers
Tá ligado que o beat é a alma do som, né? Em 2025, os rappers vão explorar estilos que dominam...
Formas de Monetizar na Música: Como Ganhar Grana com Seu Som
Formas de Monetizar na Música: Como Ganhar Grana com Seu Som
Na cena da música urbana, a grana não vem só dos plays do streaming ou dos shows. Existem várias formas...
Retrospectiva Spotify 2024: O funk reinou e dominou o Brasil mais uma vez
Retrospectiva Spotify 2024: O funk reinou e dominou o Brasil mais uma vez
O Spotify divulgou a sua tão esperada Retrospectiva 2024, ou Wrapped, como geral chama. E o que ninguém pode negar:...

Curtiu o Conteúdo?

Receba em primeira mão, conteúdos exclusivos semanais