Encontrar o caminho para o sucesso pode ser confuso como artista, mas você deve se concentrar nisso. Para todos aqueles músicos que desejam fazer do seu ofício um meio de subsistência, aqui está um recurso básico que servirá de referência. Esse artigo é sobre:
• Faça boa música.
• Coloque sua música para o público certo.
• Networking.
• Mantenha seus fãs e construa uma comunidade.
• Monetize sua música.
Você aprenderá alguns novos truques para melhorar o que está fazendo, mas o mais importante: as etapas abaixo irão ensiná-lo a desenvolver sua própria estratégia para alcançar o sucesso:
1. Faça boa música
Em primeiro lugar, você precisará fazer uma boa música. Isso requer parte de habilidade, parte de gosto e parte de compreensão de quais são as tendências. A melhor música é atemporal, mas antes que seja atemporal, a boa música tem que ser oportuna.
À medida que suas habilidades melhoram, também aumenta sua capacidade de desenvolver um som consistente e exclusivo para você. Isso é muito importante, pois dificilmente você vai acabar sendo “o melhor”, é uma matemática simples. Porém, se você criar um som que se destaque, não precisa ser o melhor, apenas fazer algo extraordinário.
Parece um passo óbvio, mas precisa ser repetido com frequência. Se você está se sentindo perdido ou oprimido, saiba que a coisa mais importante a se trabalhar é desenvolver sua música e suas habilidades. Tudo o mais surge além disso.
2. Faça sua música ser ouvida
Crie muita música e jogue-a fora. Certifique-se de que seja fácil de encontrar, que as pessoas encontrem, que seja acessível e facilmente compartilhado.
Há uma variedade de ferramentas que o ajudam a distribuir sua música para plataformas, e para o maior público possível, como o próprio Batalha Funk.
Para ser descoberto, dedique tempo à arte que acompanhará a descrição de sua música. A descrição fornecerá palavras-chave para que as pessoas possam encontrar sua música, então fique à vontade para citar as bandas que o influenciaram, os gêneros, etc.
Facilite o compartilhamento de sua música. A boa música é viral por excelência. Já que o YouTube é o reprodutor de música mais universal, você deve ter sua música lá. Certifique-se de que o título contenha todas as informações relevantes, além de uma indicação do tipo de música para garantir mais cliques quando as pessoas o compartilharem.
Quanto ao trabalho gráfico, você tem que entender que vivemos na era do feedback. Redes sociais como Twitter, Facebook ou Instagram nos incentivam a rolar para baixo indefinidamente, pois isso significa que passaremos mais tempo em suas plataformas.
Certifique-se de que seu trabalho gráfico quebra a tendência de rolar para baixo. Não precisa ser nada sofisticado, apenas dinheiro. Se o seu som for bom, as pessoas irão compartilhá-lo (passo zero). De agora em diante, você precisa encontrar seu público.
Dica profissional: coloque sua música em todos os lugares, mas descubra quais canais funcionam melhor para você e dobre o esforço com eles. Fazer de tudo um pouco é uma boa maneira de não ficar preso em nada.
Certifique-se de que realmente gosta de usar os canais em que se concentra, porque se não for divertido para você, você acabará exausto e inconsistente.
3. Encontre seu público
Se você entende seu público e onde eles estão, ou quem mais eles ouvem, você pode começar a fazer coisas específicas para levar a música aos ouvidos deles, como:
Versado com outros artistas do seu gênero: Não peça permissão, mas entre em contato com eles quando o remix estiver pronto. Afinal, a repostagem deles ajudará você a atingir o público deles, que certamente é maior do que o seu. Jogue limpo e não coloque sua versão no Spotify ou outros sites monetizados sem permissão. Não é tanto por causa dos problemas jurídicos, mas simplesmente é ruim para as relações humanas.
Conecte-se com comunidades do seu gênero: você pode encontrar toneladas de comunidades no Reddit, onde os produtores ajudam uns aos outros a aprender como aperfeiçoar sua arte. Você também pode se conectar com comunidades em torno de certos gêneros ou gravadoras proeminentes dentro de um gênero. Se Reddit não é sua praia, você também pode encontrar grupos como esses no Facebook.
Divulgue suas músicas em canais que seu público segue. Podem ser blogs, canais do YouTube ou estações de rádio da Internet. Você também pode ser mais criativo: se houver um streamer de videogame popular no Twitch que ouve muitas músicas como a sua, você pode contatá-lo e oferecer-se para fazer uma música para eles em troca de um determinado período de tempo em seus vídeos. Seja criativo!
A coragem de ser o primeiro (ou um deles). Ser um dos primeiros em uma plataforma pode ter grandes vantagens. Portanto, preste atenção aos novos aplicativos que aparecem e experimente-os e veja o que acontece. Isso garantirá a vantagem de ser o primeiro em um segmento específico.
4. Desenvolver relacionamentos significativos com as pessoas
O sucesso na música geralmente é uma combinação de habilidades musicais e habilidades pessoais. Quando você observa alguém ter sucesso durante a noite, o que você não vê são os anos de preparação necessários para isso.
Um artista pode ser jovem, mas a equipe ao seu redor saberá exatamente com quem falar, com quem pedir favores, as pessoas certas com quem trabalhar, etc.
Portanto, não seja tímido. Certifique-se de estar frequentemente onde estão as pessoas que podem ajudá-lo. Se você tiver a chance de lançar sua música e obter feedback, vá em frente, mesmo se achar que não está pronto.
As respostas que você obterá serão valiosas, mas também é uma boa oportunidade para entrar na mente dos caçadores de talentos das gravadoras, aprender como eles pensam e, assim, descobrir como eles são se você os encontrar novamente.
5. Networking…
Networking é a base de tudo! Quer conseguir um feat com outro MC bombado? Pois então não tenha medo de fazer contatos, converse com DJs, promotores, organizadores, etc. Fique atento aos eventos locais e se faça presente no meio.
Participe de conferências e coloque sua timidez de lado.
Converse com as pessoas, descubra o que elas estão fazendo e, se houver um palestrante que você acha interessante, converse com ele. Eles estão lá para falar com as pessoas e estão interessados
Basicamente: converse com as pessoas, e se isso te incomoda, leve um amigo que seja bom nisso. O mundo da música é uma rede de negócios, então entenda que você está construindo relacionamentos que podem durar por toda a sua carreira. Comece cedo!
Que tal começar a gravar as suas músicas e colocar nossas dicas em prática?
Baixe nosso app e comece agora!
Gostou das dicas? Fique por dentro do nosso blog e saiba muito mais sobre o mundo da música!